Natal ao redor do mundo

Às vésperas de comemoramos o Natal, nos perguntamos como ele é comemorado ao redor do mundo. Será que é como a gente?

Até a nossa comemoração de Natal é viajada.


Feliz Natal mundo todo 

Vocês sabiam que na antiguidade ninguém sabia a data correta do nascimento de Jesus Cristo,  e  por isso cada povo comemorava em diferentes datas. Foi somente no século IV que o dia 25/12 foi estabelecido como data oficial da comemoração do Natal.

Antigamente as festas de Natal demoravam até 12 dias, ou seja, o tempo que os três reis Magos demoraram para ir de Belém ao menino Jesus, para lhe entregar os presentes, guiados por uma estrela cadente. Hoje ainda mantamos a tradição de desmontar a árvore 12 dias após a comemoração do Natal, no dia dos Reis Magos.

Já a tradição da árvore de Natal, vem da Alemanha, acredita-se que Martim Lutero, um dia caminhando perto de sua casa, tenha visto um pinheiro cheio de neve e com rajados de luzes feitos pelas estrelas durante a noite e, achou tão bonito, que levou galhos para sua casa, colocando algodão e algumas velas, pra tentar reproduzir a imagem.

Já os presépios são atribuídos a São Francisco de Assis, tentando retratar detalhadamente o nascimento de Jesus.

Cada lugar do mundo tem sua comemoração adaptada aos costumes do seu povo.

 

natal-pelo-mundo

Na Suécia, por exemplo, o costume é enterrar no dia 25/12 uma semente de cevada, se ela germinar, eles acreditam que é um sinal de que as colheitas serão boas, devido a quantidade da neve, esta não é uma tarefa fácil. 

Na Bélgica, reza a tradição, de que só os que foram bem comportados durante todo o ano ganham presente. O  bom velhinho, conhecido como São Nicolau, visita a casa das crianças no dia 04/12. Dois dias depois  ele volta para dar os presentes para as crianças que passaram no teste, as crianças, por sua, vez, deixam cenouras para suas renas. 

l-ayuntamiento_valencia_navidad-reidrac-14_12_08-cc20

Na Espanha o Natal tem início no dia 22/12 que é quando é realizado o sorteio da Loteria de Natal. Na noite do dia 24/12, é tradição todos passarem com a família, por isso tudo fecha, chama-se Nochebuena. Lá o mais importante é montar o presépio e, na virada da noite do dia 24 para o dia 25 acender, junto ao menino Jesus, uma vela. Os presentes são entregues no dia 06/01, pois lá quem entrega são os três reis magos.

Na China alguns montam árvores artificiais em suas casas, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e lanterninhas. Uma das tradições é queimar uma lista com os nomes dos moradores da região, na esperança de que o papel chegue até o céu.

Na França o Natal e o Ano Novo são comemorados igualmente. Tradicionalmente eles queimam uma tora de madeira da noite de Natal até a virada, com o objetivo de garantir uma boa colheita no ano seguinte. É prática levar uma garrafa de vinho para um inimigo no Natal, é chamada Reconciliação de Natal e é bem famoso o costume.

Em Portugal a tradição fica por conta do Bolo Rei, onde o anfitrião do almoço coloca um presentinho dentro de alguma fatia, quem achar se responsabiliza a fazer no ano seguinte. Eles também tem o costume de fazer uma ceia, um brunch, logo cedo, a chamada Consoada, onde eles incluem à mesa alguns lugares vazios, para as almas perdidas.

Na Suécia também se comemora o Natal com pinheiro, peru, e outras coisas, mas o mais curioso é que na véspera do Natal é exibido um especial do Pato Donald, e esta tradição já tem 50 anos.

Na Itália quem envia presentes ou castigos no Natal é a Bruxa Belfana.

Em toda Europa é muito comum nesta época feirinhas ao ar livre com tema natalino.

natal-nova-iorque-eua

No EUA, a comemoração se assemelha muito à nossa.  Eles não se reúnem na passagem do dia 24 para o dia 25, e sim no almoço do dia 25/12, quando se serve o tradicional peru de Natal.

Vocês já passaram o Natal ao redor do mundo? Conte-nos sua experiência.

PPGAN Mensagem  de Natal_2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s