Bagagem de mão – O que é permitido levar

Olá viajantes! Da série “o que eu levo…” hoje vou contar para vocês o que é permitido levar na bagagem de mão, ou de cabine e o que eu costumo levar. No post passado, contei o que levo na mochila para os parques, se ainda não conferiram, clique aqui.

Bom, para começar vamos às dimensões permitidas. Segundo o site do Aeroporto de Guarulhos (http://www.aeroportoguarulhos.net/bagagem ), a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. E o peso não deve exceder 5 kg. (Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000), (IATA PassengerServices – Recomendação 1749).

clip_image002

Crédito: dicasdeferias.com

Além da mala tradicional, com rodinha ou sem, são permitidas bolsas e mochila.

De uma maneira geral, as companhias não medem a bagagem, desde que ela não seja explicitamente maior que as dimensões permitidas. De todas as companhias que voei até hoje a mais rigorosa em termos de bagagem de mão, é a TAM, inclusive em vôos nacionais. Eles costumam pesar a bagagem e não deixam embarcar se exceeder os 5 kg.

O QUE PODE SER LEVADO:

1) Líquidos e géis:

São permitidos desde que não ultrapassem 100 ml. Aqui vai uma ressalva. A embalagem deve ter 100 ml. Não adianta levar aquele restinho de perfume na embalagem de 250 ml, mesmo que só tenha 100 ml de liquido. Vai para o lixo. Ou sei lá onde eles descartam esses produtos…

Lembrando que pasta de dente, desodorante e maquiagem, como base líquida, entram nessa regra também.

Esses produtos, inclusive pasta de dente e máscara para cílios devem ser levados em saquinhos tipo ziplock transparentes e não podem estar abarrotados. Segundo o Guia do Passageiro da Infraero (http://www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf ) os produtos devem ser levados em embalagem plástica de no máximo 1 litro (20 cm X 20 cm), na quantidade máxima de i saquinho por passageiro.

clip_image003

crédito:dailystyle.com.br

2) Alimentos de bebê :

Os alimentos de bebê (leite e alimentos industrializados como sopas e papinhas) podem ser levados na bagagem de mão em quantidade a ser utilizada durante o vôo e conexões.

3) Remédios:

Podem ser levados na bagagem de mão, aqueles remédios que precisam ser usados durante o vôo. Medicamentos que precisam de receita precisam estar no nome do passageiro, pois podem ser conferidos com o cartão de embarque. De preferência, o medicamento deve estar em sua embalagem original.

Caso o medicamento ultrapasse os 100 ml e o passageiro precise tomar durante o vôo, como no caso de um antibiótico para criança (solução oral), basta levar a receita. Eles não costumam implicar com remédio. Já embarquei com xarope para tosse por esquecimento e não tive problemas. No caso de medicamento injetável, que precisam de seringa e agulha (claro!) como insulina e anticoagulantes, basta levar a receita. Sempre viajo com anticoagulante injetável na bagagem de mão e nunca me perguntaram nada.

4) Comida e bebida:

De uma maneira geral qualquer produto industrializado, desde que não ultrapasse os 100 ml pode embarcar. Cada país tem uma regra própria para a entrada de alimentos. Vale consultá-las antes de embarcar. Nos EUA por exemplo não podem entram nenhum produto fresco como frutas. Caso o alimento ou bebida sejam comprados depois de passar pela segurança e RX, a entrada na aeronave é permitida.

5) Duty Free:

Desde que devidamente embalados com a sacola do Duty Free e lacrados, podem entrar na maioria das aeronaves. Vale consultar com a companhia antes do embarque.

Alguns ítens podem ser levados além da bagagem de mão (não contam como babagem de mão). São eles:

  • 1 Bolsa pequena
  • Casaco
  • Cobertor
  • Guarda chuva
  • Bengala
  • Material de leitura
  • Câmera fotográfica ou binóculo
  • Muleta
  • Prótese ortopédica
  • Carrinho de bebê
  • Berço/bebê conforto
  • Cadeira de rodas

Esses dois últimos, depois que o passageiro entrar na aeronave serão despachados e o passageiro poderá pega-lo novamamente na saída da aeronave quando chegar no destino.

O QUE NÃO PODE:

De uma maneira geral tudo que for perfuro – cortante, como tesouras, alicates, pinças, e barbeador não pode embarcar. Armas de fogo e carregadores, assim como ferramentas, também não são permitidos.

Nada também de materiais inflamáveis, como acetona e fogos de artifícios.

Não achei nenhuma informação precisa sobre os aerosóis… Vale a pena consultar com a companhia antes da viagem.

Na dúvida, consulte sempre o site da companhia aérea escolhida para a viagem. Terá sempre uma área destinada a bagagem para conferência.

O QUE EU LEVO NA MINHA BAGAGEM DE MÃO

Na minha família, como são três pessoas, vão três malas de mão. Aproveitamos ao máximo o nosso direito quanto às franquias de bagagem! Rsrsrsr

O que levamos:

  • Muda de roupa e roupa íntima (no caso de extravio de bagagem)
  • Remédios (antitérmico adulto/infantil, analgésico, antialérgico, colirio, remédio de nariz, remédio para enjôo, termômetro)
  • Material para entretenimento como livro, Ipad e Iphone (para joguinhos e música) e revistinhas com passatempo para criança. Se você tem filho, leve o que ele mais gosta de fazer. Se for desenhar, leve papel e lápis de cor. Leve revistinhas com passatempo e figuras para colorir. Minha filha já teve a fase do DSi e do PSP, agora é o Ipad. Vale até levar algum jogo como UNO ou baralho. Lembre-se que, se para nós 8/10 horas de vôo é insuportável, imagina para os pequenos!
  • Fone de ouvido
  • Lenço umedecido
  • Meia (não gosto de ficar descalça no avião e morro de frio)
  • Todo material eletrônico como máquina, celular, note, Ipad, seus carregadores e fonte. É importante não despachar nada de valor. Tudo que for valioso como eletrônicos, jóias e até sapatos e bolsas caros é melhor ir com você no avião. Isso vale também para aquela roupa que você gosta muito… Imagina se extraviam a bagagem!
  • Na necessaire/ saquinho ziplock levo gel antibactericida, pasta de dente tamanho viagem, escova de dente, perfume, desodorante, mácara para cílios e base em pó (para parecer menos zumbi quando chegar! Rsrsrsrs). Peguei uma dica em um blog e achei bem legal. Pode parecer frescura, e na verdade é, mas ajuda muito contra o ressecamento da pele no avião: Água termal. Existem de várias marcas e em tamanho para viagem.
  • Creme para as mãos
  • Balm labial
  • Escova de cabelo
  • elástico (para o caso do cabelo acordar revolts)
  • Documentos, chave de casa e roteiro da viagem (mais uma vez, tudo que for importante vai para a bagagem de mão!)

Bom viajantes, é isso. Assim como a mochila para os parques o conteúdo da bagagem de mão é pessoal e varia de acordo com a sua necessidade. É claro, que se você tiver filhos, sua mala vai ser diferente de quem não tem. Mas lembre-se, com criança ou sem, você vai passar muitas horas trancado dentro do avião. Então vale a pena pensar em situações emergenciais como uma dor de cabeça ou um sistema de entretenimento que não esteja funcionando, o que pode tornar sua viagem muito mais desconfortável.

E vocês, o que costumam levar na bagagem de mão?

Beijos e até o próximo!

Anúncios

16 comentários sobre “Bagagem de mão – O que é permitido levar

  1. Pingback: Dicas de como montar um roteiro para Orlando – parte II | Amigas Viajantes

  2. Pingback: Calendário dos Parques Disney–Janeiro 2015 | Amigas Viajantes

  3. Olá, meu nome é Mariana…Gostaria de saber se os remédios precisam ficar em saquinhos transparentes, ou se podem ser levados em necessaire não transparente.

    Obrigada desde já!

    • Oi Mariana, se forem remedios líquidos precisa sim. Se for comprimido não há necessidade.
      Caso esteja fazendo uso de algum xarope que precise ser tomado durante o vôo e tenha mais de 100 ml, é bom levar a receita.
      Obrigada por acompanhar o blog!
      Bjs,
      Dani

  4. Dani , bom dia !!! esses remédios que vc leva como dor de cabeça, analgésicos, antitérmicos,remédio de nariz…no avião , é preciso de receita médica ???
    obrigada,

    • Oi Concetta, bom dia!!! Os remédios que eu levo na cabine são remédio vendidos sem receita, por esse motivo, não costumo levar. Alguns deles como o antitérmico/analgésico são vendidos também sem receita lá fora. Caso, alguém esteja fazendo uso de algum remédio que será tomado durante o voo e precisa de receita, como antibióticos, eu levo. O cuidado que eu tenho é colocar no saquinho transparente e não levar o remédio fora da embalagem original, tipo em caixinhas de pílulas. Assim, o nome/substância fica visível e eles podem ter certeza que é remédio, realmente. Rsrsrsrsr

  5. Boa noite Dani , tudo bem? adorei as dicas, mas gostaria de reforçar uma informação, o lapis de cor pode mesmo? a caixa pode ser grande com 36 cores? vc ja levou?, aqui no meu trabalho esta uma briga, uns falam que pode outros falam que não pode….
    Levamos ou não os livros de colorir e os lapis na bagagem de mão?
    obrigado

    Abç.

    • Oi Jussara, tudo bem?
      Então, quando minha filha era menor, eu levava sempre. Agora os interesses dela mudaram… Rsrsrsrs Mas para tirar a dúvida, perguntei para a Fabi, outra amiga viajante, que tem uma filha pequena e ela disse que pode sim, sem problema! Ela sempre leva lápis de cor, papel, livro de colorir…
      Bjs!

  6. Oi Dani! Adorei muitoooo suas dicas! Vou fazer uma viagem pela primeira vez e não faço idéia sobre o que pode ou não levar na bagagem de mão. Essa bolsa que pode levar, que não conta como bagagem de mão, tem que ser muito pequena, ou uma bolsa feminina pessoal normal? E pode levar líquidos nela também? Desde já obrigada! Beijooos…

    • Oi Sarah!!! Obrigada!!! Pode ser bolsa normal de mulher sim! Agora, as regras são as mesmas da bagagem de mão. Nada de líquidos com mais de 100 ml, materiais cortantes, pinça de sobrancelha, etc. E os líquidos e géis com até 100 ml acondicionados em saquinho, tipo ziplock.
      Qualquer outra dúvida, pode perguntar!
      Beijos!

  7. Oi, Dani, td bom? Me tira uma dúvida, please! Vou para a Bahia com uma grande amiga, onde teremos q ficar por 1 semana. Ela é soropositivo, mas ninguém sabe, e está com medo de ter problemas no aeroporto . Como fazer para levar o medicamento dela para esses dias, sem q ela tenha q divulgar sua situação e/ou terq mostrar receita médica, o q acabaria dando né mesma? Ela está pensando em desistir de ir comigo por causa disso. Obrigada!

    • Oi Clarisse! Os medicamentos dela são comprimidos, não? Se forem, acredito que ela não terá problema. Caso ela precise mostrar (acho que não será preciso), somente o oficial verá a receita. E sinceramente, acredito que ele não ligará o nome à pessoa rsrsrs . Caso ele pergunte para o que são, basta ela dizer que é para uma doença crônica que ela tem. Sem maiores detalhes! Não deixe ela desistir da viagem! Vão se divertir!
      Bjs

  8. Aí, muito obrigadaaa! Tenho certeza que assim ela vai se animar e ir comigo…ela é muito fofa e querida. Dani, obrigada e parabéns pelo excelente trabalho. Bjs bjs.

    • Imagina Clarisse!! Fala para ela não deixar de se divertir por isso. Se pedirem a receita, deixa para lá! O importante é estar entre amigos e aproveitar a vida!!!
      Obrigada você por nos acompanhar!!
      😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s