Meia Maratona Disney–Minha Experiência

Olá viajantes! Há um tempo fiz um post sobre as provas da semana da Maratona Disney e contei para vocês sobre meu plano de fazer a meia maratona este ano.

Bom, finalmente depois de muito planejar, eu consegui! Vou contar para vocês como foi a experiência.

A Marathon Weekend este ano foi de 08 a 12 de Janeiro e foi a estreia dos 10km e do Doopey Chalenge. No outro post falei mais sobre essas provas. Se quiser conferir clique aqui.

Meu objetivo era fazer os 10K e a meia. Infelizmente eu não consegui me inscrever nos 10K. As inscrições acabaram no dia seguinte! Então vamos só de 21!

Fiz a inscrição mais ou menos no meio do ano. Não tinha nada acertado da viagem, nem sabia como ia, só sabia que dia 11/01/2014 eu ia correr a minha primeira meia maratona!

Inscrições feitas, só me restava treinar e esperar ansiosamente a data. A medida que janeiro ia se aproximando, o frio na barriga ia aumentando… e com ele a insegurança e as dúvidas. Será que eu consigo? Será que o que eu treinei foi suficiente? Será que se eu quebrar, eu consigo pelo menos completar andando? Qual é o pace para eu terminar sem ser expulsa? Rsrsrsrs

A viagem chegou e dia 10 fomos pegar nosso kit no ESPN Wide World of Sport. Não sei se nesse dia eu estava mais nervosa porque ia correr 21K no dia seguinte (tá bom… sei que isso é mole para muita gente, mas foi até hoje meu maior desafio!) ou porque minha filha ia correr 1 milha (1,6 Km). Mãe de atleta mirim também sofre! Rsrsrsrsrs

clip_image002

Preparando a atleta

Kit na mão, vamos ver a princesa correr! Gente eu amo essas provas de criança! É a coisa mais linda do mundo! Tem corrida para todas as idades e os fofuchos e fofuchas ficam todos bobos com a medalha no pescoço! A Mickey Mile é a prova mais longa das crianças, então não preciso nem dizer que eu estava explodindo de orgulho da minha princesa corredora, né?

clip_image006

Orgulho da mamãe

Depois da corrida, passeamos um pouco pela feira e claro, deixamos algumas Obamas por lá. Essa feira é uma perdição!

Esse dia foi dia de descanso. Nada de parque. Demos algumas voltinhas e voltamos para o hotel, afinal tínhamos que dormir cedo pois íamos acordar de madrugada. Se eu já não durmo cedo em dia normal, imagina ansiosa? O jeito é deixar tudo arrumado para o dia seguinte e tentar cochilar um pouco…

clip_image008

Tudo pronto para o dia seguinte

Às 3 e pouco da manhã já estávamos de pé! Sim queridos viajantes… 3 horas da manhã! O que leva um ser humano, nas férias, acordar às 3 da manhã para sofrer por 21 Km? Ainda não sei… deve ser a tal da endorfina… rsrsrsrsr

Café tomado, roupa posta, vaselina no pé para evitar as bolhas, nas pernas, nos braços e partiu Epcot!

Chegamos em Orlando dia 01/01 e pegamos muito frio, mas muito frio mesmo! Estávamos morrendo de medo de congelar na corrida, já que a largada era por volta das 5 da manhã. Mas a previsão estava a nosso favor. De acordo com a meteorologia, o dia ia ser quente. De fato, no dia que fomos pegar o kit estava muito quente. Coitada da filhota que teve que correr ao meio dia, embaixo do sol escaldante! O senhor que nos deu nosso número estava recomendando tomar cuidado, porque no dia seguinte iria estar mais quente e muito úmido, para que não deixássemos de nos hidratar e tals. E realmente o dia amanheceu (amanheceu não, né? Nem claro estava quando saímos do hotel!) muito quente e úmido.

Eles recomendam chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, porque a distância de onde se para o carro para a largada é grande. Deixamos nosso carro e partimos para a largada. Gente, sem brincadeira, o negócio é longe mesmo (do carro até a largada dve dar uns 2 1/2 km!)! Acho que deveriam descontar da distância final da prova! Rsrsrsrs . Mas vou contar uma coisa para vocês. Eu estava tão empolgada que era capaz de andar uma meia maratona para largar para a meia! Exageros a parte, eu estava realmente muito feliz e animada. Efeito Disney em mim! #AmoMuitoAqueleLugar

clip_image010

A caminhada foi longa!

Agora vem uma coisa chata na prova. São muitos inscritos (mais de 20.000!) divididos em “corrals”, classificados por letras. O que vai determinar qual “corral” você vai largar é o tempo que você calcula que vai terminar a prova na hora de fazer a inscrição. Para largar mais na frente é preciso provar o seu tempo com uma prova oficial de pelo menos 10 Km no ano da meia (ou uma outra meia). Como não tinha nenhuma prova de tempo larguei, lááááááááááá atrás no “corral” O. Ah, eles são bem rigorosos quanto a isso. Cada um no seu quadrado, quer dizer “corral”. Só quem tá na frente pode largar atrás. Nada de tentar dar uma de esperto com o seu O e querer largar no E!

clip_image012

Olha onde eu estava. Cada bolinha dessa é uma letra de um corral

O Donald é o patrono da prova e é ele que dá a largada (LINDOOOO!) com direito a contagem regressiva e fogos. Como A Disney é querida e quer que todos se sintam amados, tinha essa largada (Donald+contagem regressiva+fogos) em TODOS os “corrals”. Eu disse TODOS. De A a P! Conclusão, largamos mais de 1 hora depois da primeira largada! Isso realmente foi muito ruim! Ficamos parados esse tempo todo esperando largar. O aquecimento foi por água abaixo, a vontade de fazer xixi chegou… Quem mandou ser pereba? rsrsrsrs Graças a Deus não estava frio. Já pensou esperar 1 hora a zero grau (temperatura em provas anteriores)?

clip_image016

Uma das 17 largadas…

Enfim largamos! Juro para vocês que estava numa felicidade inacreditável! A prova é muito legal! A cada tantas milhas tem um personagem ou uma banda de escola ou um cast member e até torcida te empurrando e incentivando! A única coisa chata são as filas para as fotos com os personagens. São bem grandinhas!

Passamos pelo Jack Sparrow e o Pérola Negra, Cinderella e o Príncipe, Tico e Teco, Donald e Margarida, A Noiva cadáver e o noivo (que eu não sei o nome)… Também tinham vários pontos de hidratação (água e Powerade) e do meio para o final postos com vaselina e remédio tipo Gelol e carboidrato em gel sendo distribuído. O dia estava realmente muito quente e úmido. Pegamos água em todos os postos! Água para beber e para jogar na cabeça. Pela primeira vez fiquei feliz por treinar no calor do Rio de Janeiro! Serviu para alguma coisa derreter por aqui. Como diz meu marido: treino difícil, combate fácil… rsrsrsrs

clip_image018

O Black Pearl e eu! Detalhe para o tamanho da fila à direita da foto!

Largamos então do estacionamento de Epcot e rumamos ao Magic Kingdom! A entrada do parque (no posto de pagamento do estacionamento) é mais ou menos no Km 5. Vamos pelo estacionamento e entramos por uma entrada lateral na Main Street. E lá está ele! O Castelo! Arrepios nos braços, lágrimas nos olhos e muitas fotos!  Aqui faço uma consideração. Nunca imaginei que em uma prova de 21 Km eu ia ver tanta gente caminhando. Não digo correndo + caminhando ou correu, morreu e está caminhando. Só caminhando mesmo! Isso atrapalhava um pouco. Outra consideração. Em vários trechos, a gente saia de uma pista mega larga para uma pista estreita, como quando passamos por dentro do Castelo. Então, tinha horas que a gente só conseguia caminhar. Não tinha a menor possibilidade de correr! É claro que esse problema a elite não tem, mas como sou categoria O (Ó que pereba!… rsrsrsrs). Logo, atletamigo/a essa não é a prova para baixar seu tempo. Pense nessa prova como diversão. Isso se você considerar acordar de madrugada e correr 21 K se divertir… rsrsrsrs

clip_image022

Momento breguice! Hahaha

clip_image026

Tem como não parar para tirar uma foto?

Cruzamos o parque (entramos pela Main Street, viramos à direita em Tomorrowland, passamos por dentro do castelo, pegamos Frontierland e saímos do parqu) e pegamos a estrada novamente. A cada Km virado no GPS eu pensava: Vamos Daniela, só mais um Km! Eu costumo dizer que corro várias corridas de 1 Km. Então, nessa eu estava correndo 21 corridas de 1 Km ! Passamos por trás dos hotéis Grand Floridian e Polynesian e mais estrada, quando dei por mim, já tinha corrido 16 Km! Até que não está sendo tão ruim… Só mais 1 Km, Daniela! Até que avistamos a entrada de Epcot. Meu Deus está acabando! Nem acredito que vou conseguir! Os quilômetros finais são uma mistura de cansaço, dor, emoção, orgulho… Entramos no parque e lá está a “Bola”! Spaceship Earth! Linda, prateada brilhando no sol! Meu Deus, eu vou realmente conseguir! Só mais um Km! Saímos do parque e rumo ao estacionamento e a chegada. Não consigo descrever a emoção que fiquei quando vi aquele pórtico de chegada! Passei por ali com um sorriso de orelha a orelha e os olhos cheios de lágrima! CONSEGUI!!! Corri para pegar minha medalha e confesso para vocês que não queria tirar ela do pescoço nem para tomar banho! Claro que fui para os parques com ela! Tinha que me exibir, afinal suei muito para conseguir! Rsrsrsrsrs

clip_image028

Chegando em Epcot

clip_image030

Ta acabando!!!!

clip_image032

Selfie pós corrida! rsrsrsrs

clip_image034

Não é linda?

Essa é outra coisa legal da Disney. Todos nos parques desfilam com suas medalhas e ganhamos vários Congratulations ao longo do dia! #MagiaDisney

Bom viajantes, resumindo esse longo relato: Amei ao cubo! Sofri muito menos do que achava que ia sofrer. Juro! É muito mais sofrido correr 15 Km no treino que 21 em uma prova. Achei que meus braços iam pesar (tenho dor nos braços em treinos longos), as pernas iam doer, eu ia chegar acabada… que nada! Não posso dizer que cheguei pronta para correr mais 21, mas só para vocês terem uma ideia fomos ao Magic Kingdom depois da corrida e de um banho, é claro! Rsrsrsrs A única coisa que me fazia lembrar que tinha corrido os 21 era uma dorzinhar na panturrilha, mas nada absurdo!

Se tiverem a oportunidade não deixem de fazer. Não precisa ser a meia, faz a Family Run de 5K. Se não consegue correr, ande! A Disney tem uma série de corridas incríveis para todos os tipos de corredores o ano todo. São momento mágicos, tenho certeza que vocês vão adorar!

E quanto a mim? Já estou planejando a próxima! Quem sabe vou de full? 42 Km aí vou eu! Um Km de cada vez…

Beijos e até o próximo!

27 comentários sobre “Meia Maratona Disney–Minha Experiência

  1. Dabi bom dia, sou irmã da Fernadna e temos o proposito de participar de uma corrida na Disney. Adorei a dica sobre a inscricao dos 10 km, eu ainda não me arrisco nos 21 km. Correr 10 km na Disney será uma vitória. Sou praticante de corrida a bem pouco tempo e corro provas de 5 km. Mas na Disney o desafio será proporcional ao encanto…sem bem que o encanto e magia merecem uma maratona completa. Por qual agencia fez a sua viagem? tem alguma indicação? Obrigada e parabéns pela prova.

    • Oi Carla! Obrigada! Olha, nos dois anos que corri (5km e 21) eu fiz a inscrição pelo site da Run Disney e comprei o aéreo e terrestre em agência. Existem agências especializadas nos pacotes de corrida como a Kamel turismo.esses pacotes geralmente incluem a inscrição, aéreo e terrestre e alguns mimos como mochila é coisinhas assim. Você já foi a Disney alguma fez? Quantos dias vcs pretendem ficar? Eu sempre recomendo a compra para Disney em operadoras oficiais Disney. O risco de dar algum problema é infinitamente menor.
      Quanto a prova, como citei, não consegui me inscrever nos 10 😦 … Fica de olho , por que as inscrições voam! A prova de 10 deve ser maravilhosa! Uma boa distância para quem faz os 5 e quer aumentar o desafio. E a medalha é da Minnie, a ” dona ” da prova!
      Se vc precisar, te passo umas agências. E qualquer outra duvida, não deixe de perguntar!
      Bjs!

      • Oi Dani obrigada pelas dicas. Vou procurar a Kamel e quanto a corrida já estamos cientes que as inscrições voam. Nunca fomos na corrida Disney. E pretendemos ficar uns 10 dias ao todo. Dois dias antes e + 7 dias para passeios em média. Por favor me indique algumas agências. Moro em Porto Alegre e minha irmã em SP . Obrigada bj

  2. Oi, Dani. Estou planejando correr a meia/15 e, googlando atrás de dicas encontrei esse seu post! Muito legal! Explicadinho e motivador! Após a linha de chegada temos mais algum “mimo”, como por exemplo as bananas e massagens que temos em algumas provas cariocas? (Claro que ainda tenho mais um milhão de perguntas, mas não vou te sufocar… ). Parabéns pela prova!!!

    • Oi Susana! Obrigada! A prova é maravilhosa! Vc vai amar! Olha, na chegada eles dão uma caixinha com biscoito, barra de proteína, frutas secas, banana e galinhas de goma (acho que era só isso…). A massagem e outros mimos mais especiais fazem parte de um pacote pago, que da direito tbm à um café da manhã e a espera antes da prova em um lugar fechado entre outras coisas. Eu achei meio carinho… Senão me engano era cento e poucos dólares…
      Pode perguntar o que vc quiser! Adoro falar sobre a Disney e a prova!
      Mais uma vez obrigada por nos acompanhar!
      Bjs!

  3. Oi Dani! Uma amiga minha fez o Desafio do Dunga esse ano, que eu acho que foi a primeira vez que teve esse desafio né? Então, achei o máximo!!! E resolvi ver mais informações sobre a próxima corrida em 2015. Eu vi que vai abrir as inscrições agora dia 22 de abril. Será que abre já à meia-noite??? Porque tenho medo de não conseguir fazer a inscrição! Vou correr junto com meu marido, o Desafio do Dunga! Eu li que tem um tempo máximo para terminar as provas, mas eu queria saber o que acontece com o pessoal que passa do tempo? Uns falaram que eles deixam o pessoal terminar andando e ainda recebem as medalhas ainda dos personagens, e já ouvi que passa um ônibus recolhendo o pessoal… mas será que recebem as medalhas???

    Desde já obrigada!

    • Oi Giselle!
      Esse ano foi o primeiro do Dunga sim! Olha, não sei te dizer se a meia noite já abriram as inscrições, mas acredito que não vão acabar tão rápido assim. Acho que se você fizer pela manhã você consegue.
      Quanto ao tempo… Bom teoricamente tem um pace determinado e teoricamente passa uma pessoa e retira as pessoas que estão abaixo do pace. Mas vou te dizer uma coisa, vi MUITA gente caminhando e ninguém parando ninguém! Rsrsrsrsrs
      O pace estipulado é 16 minutos por milha, que dá 3:30 de prova (para a meia) , uns 6 km/h, então da tempo para fazer a prova com calma e andando.
      Acredito que tenha medalha para todos sim, principalmente para quem corre o Dunga!
      Não deixe de me avisar quando fizer a inscrição! Quem sabe a gente não se vê por lá?
      Bjs e obrigada por acompanhar o blog!

  4. Pingback: Dicas de como montar um roteiro para Orlando | Amigas Viajantes

  5. Muito legal seu relato. Parabéns por esta conquista! Eu corri a maratona ( relato aqui: http://correndoprajesus.blogspot.com.br/2014/02/12012014-maratona-disney.html )
    Alguns comentários:
    – Realmente largar no curral O é bem complicado. Vale a pena fazer uma prova oficial para tentar largar num curral melhor. Se no momento da inscrição vc não tiver tempo oficial, pode tentar até uns meses antes de janeiro (veja no regulamento) e depois pode pedir um upgrade de curral.
    – Seu relato é muito agradável de ler, não é cansativo e prende a atenção. Acho que só faltou mencionar o tempo de conclusão. Mesmo não sendo a primeira colocada, acho legal deixar registrado.
    Parabéns novamente, e boas corridas.
    ua
    Fabio

  6. eu simplesmente amei seu post!

    Posso fazer uma pergunta?
    Como funciona essa historia de parar pra tirar foto? nao quebra a corrida? tenho medo de ficar parando e perder o ritmo e nao continuar!

    bjinhos

    • Oi Walma! Obrigada!
      Quebra sim, principalmente porque as filas são bem grandinhas! O que nós fazíamos, quando queriamos a foto, era parar em frente fora da fila (sem atrapalhar os outros, claro) e tirava a foto. Ficava uma foto estranha, mas … Rsrsrsrs A única vez que paramos para tirar foto foi na de 5 km e uma vez só. Ficamos uns bons 15 minutos…
      Se tiver algum personagem que você acha que valha realmente a pena, entra na fila para a foto. Se você achar que vai demorar, volta a correr.
      Bjs!!!!

Deixe um comentário

