Como andar de metrô em Nova York – Parte 2

Olá viajantes!

Hoje vamos fazer um tutorialzinho pra você que está indo pela primeira vez a Nova York e ainda está inseguro sobre como andar de metrô por lá. Já fizemos uma introdução aqui neste post, e agora vamos explicar mais ou menos como se achar naquele emaranhado de linhas e estações, ok? 😉

A primeira coisa a se fazer, depois de adquirir seu Metrocard, é conseguir um mapa do metrô da cidade. Você acha o mapa nas próprias estações, grátis, ou então pode baixar no site oficial da MTA, aqui. Outra opção, que é o que eu sempre faço, é baixar um aplicativo do mapa do metrô no seu smartphone – há inúmeros aplicativos grátis disponíveis, inclusive que funcionam “offline”, ou seja, mesmo que você esteja sem conexão por lá! Vale dar uma pesquisada na loja de aplicativos do seu celular!

mapa

Depois que você já tem o mapa, chega a hora de entender o que significam todas aquelas linhas, cores, pontos hahaha!!! Vamos por partes:

– Uma das primeiras coisas que você precisa saber é a direção certa do trem que você precisa pegar. Se ao olhar o mapa, você precisar ir pra “cima”, p. ex, se você está na altura da Rua 14 e precisa ir a um endereço na Rua 55, você deve pegar a direção “uptown”. Mas se, ao contrário, você precisar “descer”, deve pegar o trem sentido “downtown”. Se for a outro distrito, vai estar escrito seu nome, por exemplo, “Downtown & Brooklyn”, ou ainda “Uptown & Queens”, e assim por diante.

– Preste atenção ao entrar na estação, se está entrando no sentido certo. Não é como aqui em São Paulo, que a entrada é uma só e lá embaixo você decide se quer ir pro norte ou sul, por exemplo. Lá em Nova York algumas estações até são assim, mas nem todas: em muitas, você só tem acesso ao sentido downtown ou uptown, separadamente. Então antes de entrar tem que dar uma conferida se tá do lado certo! Rs

– Outra coisa muuuito diferente daqui: quando você está na plataforma do sentido que quer ir, esperando o seu trem, não pode entrar no primeiro que passar. É que lá várias linhas diferentes usam o mesmo trilho, então tem que prestar atenção no número ou letra do trem que está vindo (tem na frente e nas laterais dos trens, bem à vista), pra saber se é o que você está esperando.

– Ainda, existem linhas expressas (que não param em todas as estações) e locais (que param em todas, fazendo “pinga-pinga” rs). Como saber se um trem é expresso ou local? Dê uma olhadinha no mapa: nas estações marcadas com bolinhas “brancas”, param trens expressos e locais; nas estações marcadas com bolinhas pretas param apenas as linhas locais.

Vamos a um exemplo: olhe no mapa a linha vermelha, na altura que passa a oeste do Central Park; a estação do Lincoln Center (Rua 66) está marcada com bolinha preta e nela só passa a linha 1; na estação seguinte, da Rua 72, a bolinha é branca, e passam as linhas 1, 2 e 3; na seguinte, da Rua 79, novamente bolinha preta, e novamente só passa a linha 1. Ou seja, as linhas 2 e 3 são expressas, enquanto a 1 é local, parando em todas as estações.

Capture

Há ainda outro modo de diferenciação: quando a mesma linha possui um círculo e um losango em volta, significa que a linha com o círculo é local, e a com losango é expressa. Veja essa marcação nas linhas 6 e 7, por exemplo. Assim, ainda que a linha 6 seja frequentemente local, quando o trem tem o losango em volta do número significa que ele funcionará apenas como expresso, e não parará em todas as estações.

Capture

Por fim, um trem local pode se “transformar” em expresso no meio do caminho, por algum acontecimento ou necessidade específica; nesse caso, os passageiros sempre são avisados pelo alto-falante ou por avisos nas plataformas, por isso preste atenção… se não entender bem inglês, fique de olho nos coleguinhas à sua volta: se todo mundo de repente resolver descer do trem, provavelmente você deverá descer também… hehe!

– Algumas linhas são marcadas em negrito no mapa, enquanto outras não. Veja no mapa, por exemplo, a estação da Rua 42 – Bryant Park: ali param as linhas B, D, F e M. D e F estão negritadas, e as outras não… Por que isso acontece? Isso significa que as linhas D e F funcionam sem interrupção, e as outras só funcionam parte do tempo, ou seja, param de circular em determinados períodos, como por exemplo nas madrugadas ou fins de semana. Para conferir os horários de funcionamento dessas linhas, há avisos aos montes nas estações, só ficar de olho 😉

Capture

Bem, feitas essas explicações, que tal um testezinho aqui? Haha! Vambora?

Supondo que seu hotel fique pertinho da estação Union Square, na Rua 14, e você queira ir até o Museu de História Natural (Estação da Rua 81, a oeste do Central Park). Como fazer?

Primeiro, veja quais as linhas param na estação que você quer descer. No caso, B e C (laranja e azul). Na estação que você está, não param nenhuma dessas linhas, logo, você precisará fazer baldeação… o que eu faria? Pegaria a linha L (cinza) sentido 8ª Avenida, e lá pegaria a linha C sentido uptown.

Outra opção seria pegar a linha amarela (N ou R) sentido uptown, e então descer na estação da Rua 34, Herald Square; ali teria que fazer baldeação e pegar, ainda no sentido uptown, a linha B. Apenas veja que a linha B não está negritada, então pode ser que não funcione em todos os horários (mas no horário do funcionamento do Museu provavelmente funcionará) 🙂

Capture

Deu pra entender essas explicações ou ficou muito complicado? Se não entendeu muito bem ou ficou alguma dúvida, só falar aqui nos comentários que tento colaborar… rs. Mas, se não entendeu nadinha de nada, o melhor mesmo é comprar um chip gringo que te permita usar o 3G/4G quando estiver lá, e usar e abusar do Google Maps ou do Hop Stop (tem aplicativo grátis deste último disponível pro seu smartphone), que eles te dizem o melhor caminho sempre! Hehe! Boa sorte!

Anúncios

9 comentários sobre “Como andar de metrô em Nova York – Parte 2

  1. Pingback: Como comprar o MetroCard | Amigas Viajantes

    • Darlene não pode, cada membro da família tem que ter seu metrocard.
      Na prática tem gente que faz, mas é contra lei, aliás, existem avisos comunicando desta ilegalidade.

      Att
      Jannayna

  2. Ainda fico em dúvida em relação ao horario. Sei que algumas estações não funcionam 24 horas. Onde encontro essa informação?
    Algumas estações não funcionam 24 horas para embarque, mas funcionam para descer nelas?

    • Oi Gisele, você encontra essa informação nas próprias estações que tem o horário restrito, presa em cartazes e no site do MTA.
      As estações ficam fechadas para o embarque e para o desembarque.
      Bjs!

  3. Olá, boa noite. Adorei as explicações, mas estou com uma dúvida. O hotel que vou ficar fica perto da estação 21 St-Queensbridge. Como saber se estou indo em direção a Manhattan ou Jamaica Station? Pois vi umas fotos da entrada da estação e não está escrito Downtown ou Uptown. Por favor, se puder me responder, pois estou apavorada, com medo de me perder!!!! rsss. Obrigada,

    • Oi Milena! Desculpa a demora na resposta, mas estava pesquisando sobre sua estação. Olha, a linha da estação 21 Queensbridge é a F. Quando você chegar nela, basta procurar a placa que indica a direção Manhattan ( como aqui http://www.nycsubway.org/perl/show?132861 ). Quando você estiver em Manhattan e quiser voltar para o seu hotel, procure uma estação que tenha F escrito na entrada para o metrô (como aqui http://subwaynut.com/ind/47_50b/47_50b52.jpg). Atenção! Não se guie pela cor! Além da F, existem outras linhas (letras) que são em laranja. Quando estiver na plataforma, antes de entrar no trem, observe qual a linha ele é na lateral. Em algumas plataformas passam trens de linhas diferentes.
      Você pode baixar um aplicativo com o mapa do metrô ou imprimi-lo. Ajuda a te localizar.
      Qualquer outra dúvida é só perguntar!
      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s