Sedes da Copa 2014 – Salvador

Olá viajantes!

2014 é ano de Copa do Mundo de Futebol no Brasil!

Como sabemos o Brasil é um país de grandes dimensões e as 12 sedes escolhidas para acolher os jogos durante a Copa ficam muito distantes umas das outras. Também são muito diferentes, o que mostra a diversidade existente em nosso país.

O Amigas Viajantes resolveu ajudar os viajantes/torcedores que pretendem percorrer o Brasil atrás das seleções. A partir deste post faremos um planejamento do que existe de pontos turísticos em cada cidade sede.

Começarei por Salvador! Aproveitando que fui lá em dezembro, falarei dos pontos  turísticos principais e relatarei o que vi pessoalmente.

Falando de futebol! Os dois principais times do futebol baiano são o Bahia (azul, vermelho e branco) e o Vitória (vermelho e preto).

Veja aqui os jogos que acontecerão em Salvador durante a Copa 2014.

Primeira parada, e mais importante para os apaixonados por futebol, é :

1- Arena Fonte Nova: Palco dos jogos que serão realizados em Salvador.

DSC02590

O Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira ou Itaipava Arena Fonte Nova ou como é mais conhecido Arena Fonte Nova é um estádio de futebol localizado em Salvador, Brasil, no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira (implodido após ficar fechado por vários anos devido a um acidente). Com capacidade para 55.000 pessoas, promete um espetáculo muito bonito.

Endereço: Ladeira da Fonte das Pedras – Nazaré

– informações no site.

2- Dique do Tororó: localizado exatamente em frente à Arena Fonte Nova.

DSC02582– Famoso pelas esculturas dos orixás que ficam no espelho d’água. Vale a pena um passeio ao redor do Dique. A noite, com a iluminação dos orixás, o visual é mais bonito ainda!

DSC02583– Existe ainda pedalinho, restaurantes, um dique. É um passeio bem agradável!

3- Farol da Barra: lindo local para fazer uma caminhada muito agradável e aproveitar a vista linda do Farol e da praia.

DSC02638

Dentro do Forte da Barra existe o Museu Náutico da Bahia. Vale a pena a visita e aproveitar a vista de dentro do Farol. Mais informações aqui.

– Endereço – Largo do Farol da Barra, s/n – Forte de Santo Antônio da Barra

DSC02642

4- Forte de Santa Maria:

Continuando a caminhada você tem o Forte de Santa Maria, que está fechado para visitação, mas é imponente e bonito.

DSC02651

E a praia preferida dos baianos para banho de mar, a Praia do Porto da Barra, que tem água calma e limpa.

DSC02650

Olha como a água é clarinha!

DSC02668

5- Mercado Modelo:

Considerado o maior Shopping de Artesanato do Brasil, possui uma diversidade de lojas onde podem ser encontrados os mais variados tipos de artesanato e produtos típicos da Bahia. Tem de tudo lá, desde lembrancinhas simples a esculturas ou artigos mais elaborados.
São 263 lojas, entre elas, dois restaurantes e diversos mini-bares e mini-restaurantes, em dois pisos que ocupam o prédio de estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, construído em 1861 para ser utilizado como terceira alfândega de Salvador.
É um dos principais pontos turísticos de Salvador, localizado na região do comércio na cidade baixa, o Mercado Modelo é visitado pela maior parte dos turistas que visitam a cidade. Espaço cultural e artístico, ponto de encontro e convivência, nem só de compras vive o Mercado Modelo com suas rodas de capoeira ao som dos berimbaus e caxixis, que retratam o espírito de animação da Bahia.
Eu adorei ir lá! Ver as toalhas bordadas lindas, esculturas muito bem feitas. É um lugar inesquecível para se conhecer em Salvador e comprar artesanato e lembranças da Bahia. A vista do segundo andar, nos restaurantes é linda também.

Para outras informações, horário de funcionamento, clique aqui.

DSC02684

DSC02702

DSC02672

6- Elevador Lacerda:

O Elevador Lacerda é um símbolo da cidade, um dos mais conhecidos cartões portais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos. Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 1873.

Liga a cidade baixa à cidade alta e é muito ultilizado pela população diariamente. É cobrado um valor simbólico para usar o elevador que sempre sobe e desce cheio (R$0,15).

No andar superior existe uma sorveteria A Cubana, que falarei daqui a pouco.

Mais informações aqui.

DSC02695

DSC02678

DSC02682

DSC02687

7- Pelourinho: Centro Histórico.

O Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco, em 1985.

Talvez o mais conhecido dos cartões-postais de Salvador, o Pelourinho, durante a época da escravidão, foi o lugar onde os escravos eram castigados. A praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial, dentre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia.

DSC02797

O Pelourinho reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum (às terças-feiras tem ensaio).

DSC02794

DSC02796

Tem uma grande concentração de Igrejas e recomendo a visita. Entre, olhe os detalhes, o capricho, o ouro usado para ornamentar, conheça a história do lugar.

Achei muito legal! Claro que você terá assédio de pessoas te oferecendo as mais variadas coisas (desde fitinha do Bonfim a berimbaus)  para que você compre, mas, caso não queira, agradeça e siga em frente. Cuidados temos que ter em qualquer cidade para onde pretendamos ir, não ostente e aproveite seu passeio!

DSC02799

8- Por do Sol no Bahia Marina – Depois de um dia de passeios, vale uma parada para relaxar, comer e aproveitar o maravilhoso por do sol de Salvador. O Bahia Marina reune restaurantes excelentes com uma vista de tirar o folego. Esta foto foi tirada do restaurante Acqua, mas existem outros que foram muito bem recomendados como Soho (restaurante japonês preferido dos baianos).

Mais informações aqui.

DSC02708

DSC02713

DSC02719

9- Igreja do Senhor do Bonfim:

Mais popular igreja baiana. Concluída em 1772, a fachada é parcialmente coberta por azulejos brancos portugueses, que chegaram à igreja cem anos depois da construção, toda em rococó; o interior é em neoclássico. No altar-mor, está a imagem do Bomfim, o que cura doenças e salva vidas. Tornou-se célebre a Sala dos Milagres que reune impressionantes ex-votos (como cabeças, pernas e  braços de cera, madeira, ouro, prata e pedras preciosas). Esta sala impressiona! Não deixe de ver.

No dia que fui o Padre estava benzendo quem quisesse e também os terços, fitas do Senhor do Bonfim. O Padre é muito simpático, ficou por muito tempo andando pela igreja, de pessoa em pessoa orando por elas.

DSC02720

DSC02725

DSC02729

Não deixe de comprar sua fitinha e de preferência pedir para o Padre benzê-la e do lado de fora da igreja, nas grades, colocá-la dando 3 nós e a cada nó fazer um pedido. É tiro e queda! kkkkk

DSC02752

Mais informações aqui.

10- Mercado Ceasa do Rio Vermelho:

O mercado do Rio Vermelho, conhecido como Ceasinha, caracteriza-se pela comercialização varejista, com destaque para os seguintes produtos: flores, doces e salgados caseiros.

Lugar muito legal para visitar e comprar. Tem de tudo! Frutas típicas do nordeste, uma grande variedade. Produtos como tapioca, castanhas, temperos, cocadas (de vários tipos e muito deliciosa!). Comprei na loja Casa de Noca, fui muito bem atendida.

No início de dezembro o lugar estava em obras de ampliação, que estavam previstas para terminar em dezembro, mas me pareceu ainda faltar muita coisa a ser feita para isto.

Localiza-se na Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 – Rio Vermelho.

11- Dicas de Alimentação:

Sorveteria da Ribeira:

Ah, o sorvete da Ribeira!!!!!!!!! Que saudade!!! Que delícia!!!

Pensa num sorvete bom! Este é melhor! kkkk

Imaginando o tamanho de bolas de sorvete servidos no Rio de janeiro (muito pequenas!) pedi um de duas bolas. Gente! Não acreditei no que a moça trouxe pra mim! Aquilo sim são bolas de sorvete (tem foto aqui embaixo). Pedi tapioca e coco. Combinação perfeita, recomendo! Só de escrever isto estou com água na boca!

DSC02773

Olha os sabores! Pena que não tem como ficar comendo sorvete o dia todo para experimentar todos.

DSC02775

DSC02776

DSC02777

Solange biscoitos finos:

Delícia de biscoitinhos, sequilhos, de vários tipos e sabores. Passe lá, experimente! É muito bom mesmo!

Endereço: Rua das Hortênsias, 422 Bairro: Pituba Telefone: (71) 3011-9830.

Estes são alguns que eu trouxe!

IMG_1177

Acarajé:

Um dos mais famosos acarajés de Salvador é o Acarajé de Dinha, mas por recomendação de uma amiga baiana que me levou pelo tour à cidade, comemos na Barraca quase em frente, o Acarajé de Regina.

Nunca tinha comido acarajé, nem abará, nem camarão seco. Confesso que fiquei com receio pois sempre escutei que era muito forte, com muito dendê, muita pimenta. Mas resolvi provar. A Ju, minha amiga, providenciou (eu nem saberia o que pedir, é muita coisa e nomes diferentes!). Sentamos na mesinha ao lado da barraca e após apreciar a beleza do prato provei um ítem de cada vez. Nossa! Adorei! Não era forte, o sabor é muito agradável. Você pode pedir inteira ou cortado no pratinho, o da foto é o cortado. Pimenta, você coloca se quiser, pode pedir separado também.

Experimentem! Vale a pena!

DSC02598

DSC02605

DSC02607

DSC02606

 

Boteco do Caranguejo:

O lugar escolhido para almoçar antes do passeio até o Farol da Barra foi o Boteco do Caranguejo. Almoço a quilo ou a la Carte, com preço muito bom. Lugar agradável, com vista linda e comida muito gostosa.

DSC02622

DSC02623

Pela primeira vez comi caranguejo. Confesso que não gostava muito de me imaginar comendo o bichinho, mas tomei coragem e não me arrependi. É difícil de comer, ter que quebrar as patinhas dá um certo trabalho e suja um pouquinho, kkkkk. Mas é muito gostoso!

DSC02624

Outra delícia que comi neste restaurante foi o pastel de camarão. Ele é grande e muito bem recheado, de camarões mesmo e não pasta de camarão como vemos por aí normalmente. Que delícia! Recomendo muito.

pastel de camarão

Mais informações aqui.

A Cubana:

Na saída da parte de cima do Elevador Lacerda existe esta sorveteria, também muito deliciosa. Sente em uma das mesinhas, descanse de seu passeio e peça um delicioso sorvete. Também de tamanho grande este sorvete é uma ótima opção para refrescar do calor de Salvador. Ah, aproveite a vista também!

DSC02694

12- Salvador Bus:

Pelas ruas de Salvador vi que lá existe também o serviço de Bus Turístico e tirei foto para mostrar para vocês. É uma boa opção para quem quiser conhecer os pontos turísticos e estiver sem carro.

Segue o link para mais informações.

DSC02786

DSC02788

13- Shopping:

Salvador tem muitos shopping, vou colocar aqui os maiores.

– Salvador Shopping:

Shopping bem agradável, grande, com muitas lojas. Tem um acarajé bem gostoso, o Acarajé de Olga.

Outras informações aqui.

– Iguatemi Shopping:

Informações aqui.

– Shopping Barra:

Informações aqui.

Salvador é uma cidade grande, ainda em crescimento, bastante agradável, clima quente. Eu gosto bastante! Recomendo para todos que tenham vontade de conhecê-la!

Aproveitem as dicas e programem sua visita a Salvador e se forem durante a Copa 2014 aproveitem muito os jogos!

Queria aproveitar e fazer um agradecimento especial para minha amiga Júlia que foi minha guia e me hospedou durante esta minha estada em Salvador e também ajudou a fazer este post. Obrigado!

Viajantes, até o próximo post com outra sede para a Copa 2014 no Brasil!

Veja também:

1- Salvador

2- Belo Horizonte

3- Manaus

4- Rio de Janeiro

5- Brasília

6- São Paulo

7- Curitiba

8- Recife

 

 

22 comentários sobre “Sedes da Copa 2014 – Salvador

  1. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Belo Horizonte. | Amigas Viajantes

  2. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Manaus. | Amigas Viajantes

  3. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Rio de Janeiro. | Amigas Viajantes

  4. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Brasília. | Amigas Viajantes

  5. Pingback: Sedes da Copa 2014 – São Paulo. | Amigas Viajantes

  6. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Curitiba | Amigas Viajantes

  7. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Recife. | Amigas Viajantes

  8. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Natal. | Amigas Viajantes

  9. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Cuiabá. | Amigas Viajantes

  10. Pingback: Sedes da Copa 2014–Porto Alegre | Amigas Viajantes

  11. Pingback: Sedes da Copa 2014: Fortaleza | Amigas Viajantes

  12. Pingback: Sedes da Copa 2014 - São Paulo. - Amigas Viajantes

  13. Pingback: Sedes da Copa 2014 - Brasília. - Amigas Viajantes

  14. Pingback: Sedes da Copa 2014 - Rio de Janeiro. - Amigas Viajantes

  15. Pingback: Sedes da Copa 2014 - Manaus. - Amigas Viajantes

  16. Pingback: Sedes da Copa 2014 - Belo Horizonte. - Amigas Viajantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s