Passaporte e visto precisam ter 6 meses de validade na data da viagem?

Olá queridos viajantes!

Uma dúvida que volta e meia volta nos grupos de viagem de que participo é exatamente a do título desse post… rs. Sempre ouvimos: “vou viajar para os EUA em fevereiro, mas meu passaporte vence em junho, terei problemas na imigração?” Ou então: “meu visto americano vence em janeiro, mas minha viagem é agora em dezembro e não vai dar tempo de renová-lo, o que faço?”

 photo 1

Bem, vamos por partes… É fato que alguns países exigem uma validade “extra” de 6 meses do seu passaporte, a contar da data da sua volta de viagem. Exemplo: você viaja do dia 10 ao dia 20 de janeiro, então alguns países costumam exigir que seu passaporte esteja válido até 6 meses após sua volta, ou seja, ele deve valer até 20 de julho, ou você poderá ter sua entrada proibida na imigração.

Mas isso não vale para os Estados Unidos, o principal destino das viagens dos nossos conterrâneos brazucas. E por que isso? Normalmente, os EUA exigem que o passaporte esteja válido por 6 meses além da data da sua estada por lá, mas eles abrem uma exceção a cidadãos de alguns países pertencentes ao chamado “Six Month Club”, do qual o Brasil felizmente faz parte. Então pra você conseguir entrar nos EUA, seu passaporte deve estar válido por todo o período da sua viagem por lá, sem, no entanto, ser exigida a validade “extra” de 6 meses.

Ainda tem dúvidas e não tá acreditando muito bem nisso que eu falei? Então veja essa informação no próprio site da Agência de Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (U.S. Customs and Border Protection – CBP), aqui, onde consta: “As a general rule, passports must be valid for six months beyond the date the traveler will exit the U.S., however, the U.S. has signed agreements with a number of countries to waive this requirement. When such an agreement is in place, the passport must be valid for the entire period of the visitor’s intended stay, but the additional sixmonth validity period is not required.”

Traduzindo: “Como regra geral, os passaportes devem ser válidos por seis meses além da data em que o viajante vai sair os EUA, no entanto, os EUA assinaram acordos com vários países para renunciar a este requisito. Quando esse acordo estiver em vigor, o passaporte deve estar válido para todo o período de estada prevista do visitante, mas o período de validade adicional de seis meses não é necessário”.

Se quiser conferir ainda quais são os países que fazem parte do Six Month Club, clique aqui.

Caso você viaje aos EUA com seu passaporte com menos de 6 meses pra vencer, o máximo que pode ocorrer é o oficial da imigração limitar o prazo da sua estada à data do vencimento do passaporte, e não aos 6 meses de praxe. Mas quando eu viajei pra lá faltando apenas 4 meses de validade do meu passaporte, o oficial me deu os 6 meses normalmente (não sei se ele não se atentou a esse fato… rs).

E quanto ao visto americano, vale essa mesma regra? Na verdade, para o visto nunca foi exigida essa validade “extra” de 6 meses, as pessoas é que costumam confundir. O que ocorre é que seu visto deve estar válido até a data em que você estiver requerendo sua entrada lá, até porque ele não é garantia nenhuma de que sua entrada será admitida. Quem permitirá ou não que você entre no país é o oficial da imigração, que dirá ainda quanto tempo você pode permanecer por lá (limitado ao prazo máximo de 6 meses). Para confirmar essa informação e dormir mais tranquilo, veja o que está escrito no próprio site da Embaixada dos EUA no Brasil: “Não é necessário renovar o visto seis meses antes da data de sua expiração. (…) Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA não poderá ser superior à data de expiração do passaporte”.

photo 4

Aí agora você me pergunta: “mas eu vou para a Europa, não para os EUA, e nesse caso, como funciona?” Até julho de 2013, não era exigida a validade “extra” de 6 meses para entrar nos países pertencentes ao chamado “Tratado de Schengen” (são eles:  Áustria , Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Suíça), embora eu já tenha lido relatos de que houve essa exigência em Portugal, por exemplo. O fato é que não havia até então uma regra clara. Porém, a partir de julho, conforme já informamos aqui no blog, houve uma mudança e passou-se a exigir que o passaporte tenha validade de 3 meses além da data da estada na Europa. Se sua viagem for para algum país que não faça parte do Tratado, como por exemplo a Inglaterra, essa exigência dos 3 meses não é válida.

Feitas essas considerações, eu deixo aqui uma dica de amiga: sempre renove seu passaporte faltando pelo menos uns 7 meses para sua expiração. Pra quê correr risco de estar com um passaporte pra vencer e de repente mudarem as regras e acabarem atrapalhando seus planos de viagem? Renovar o passaporte nem dá tanto trabalho assim, e, convenhamos, é bem mais fácil renovar que arriscar a perder aquelas férias tão esperadas, não é mesmo?

E você, já viajou com o passaporte pra vencer? Deu tudo certo? Conte-nos tudo! 🙂

* Pretendendo tirar seu passaporte e não sabe como? Leia aqui!

* Já tem passaporte e agora precisa tirar seu visto para os EUA? Veja um passo-a-passo aqui!

* Precisa de visto para Austrália, Angola, Canadá, China e Japão? Leia mais aqui.

(Post atualizado em 28/03/2014 para incluir textualmente a informação constante no site da CBP; informação oficial válida até esta data)

402 comentários sobre “Passaporte e visto precisam ter 6 meses de validade na data da viagem?

    • Mariana,

      Aqui falamos sobre a necessidade dos 6 meses de validade para o passaporte.
      Para o visto são outras regras. Até onde sabemos você deve tirar o visto no Brasil. Porém sugiro entrar em contato com o consulado.

      Amigas Viajantes

    • Olá Barbara, como a Argentina faz parte do Mercosul, acreditamos que não terá problemas. Leve junto o B.O. que comprova a perda do RG.
      Boa viagem!

  1. Vamos viajar pro Chile esse mês e o passaporte do meu marido vence mês que vem. Será que o Chile exije passaporte com validade de 6 meses??? Ou podemos viajar tranquilos c esse???

  2. Bom dia!

    Gostaria de tirar uma dúvida, estou fazendo meu passaporte agora, em dezembro preciso ir a Suíça/Alemanha em função de cursos que terei que fazer, haverá algum problema por eu estar fazendo meu passaporte somente agora? eu conseguirei ir mesmo assim?
    Obrigada

    • Marcos,

      Em função do acordo assinado entre os países do Six Month Club, em vigor atualmente, não existe a obrigatoriedade da validade de 6 meses pós a saída. Apesar da recomendação ainda existir, não existe a obrigatoriedade.

  3. Olá Mariana!
    Vou viajar dia 06 de Julho e retornar dia 17 de Julho.
    Meu visto expira no dia 15 de Julho.
    Devo renovar o visto?
    Obrigado!

    Rogério

    • Rogério, desculpe vc já foi né?!
      Mas pelo que lemos vc não terá problemas, pois o visto tem que estar válido na entrada, mas pessoalmente, eu renovaria.

  4. Vou viajar para os Estados Unidos em 28.07.2015 a 07.08.2015 e o meu passaporte vence no dia 01.02.2016.Eu teria algum problema com a volta?O visto está c 10 anos de validade.

  5. Ola to com uma duvida eu fiquei no EUA 2 anos com o visto de 10 anos visto de turismo parece que o prazo era de 6 meses e agora estou no Brasil , se eu for voltar para o eua a possibilidade deles me barra de quantos por favor me responda eu preciso saber disso , mais lembrando tenho o visto de 10 anos .

    • Renato não entendi muito bem sua pergunta. O visto é de 10 anos, todavia a sua permanência em solo americano é dado quando vc passa pela imigração. Vc recebeu o carimbo de 6 meses e ficou por 2 anos? Agora vai voltar e estar com medo de ser impedido pois ficou um tempo ilegalmente? Bom, se for isso não sabemos responder ao certo, liga para a Embaixada e conversa para não ter maiores problemas.

  6. Olá! Você sabe qual a validade mínima do passaporte para entrada na Austrália? Meu passaporte vence em 18/06/2016, posso entrar e sair até a data ou preciso de um mínimo de 3 meses restantes como em alguns países da Europa?

    • Daniele, olha bem, pelas informações que possuo, seu passaporte tem que ter validade mínima de 6 meses. Todavia, confirme essa informação com a Embaixada Australiana.

  7. Boa tarde Jannayna. Tenho um possivel problema. Viajo com a minha familia para a Itália dia 28/07 e volto dia 7/08. Aconteceque vi mal a data de validade do passaporte. Este expira dia 3/11. Ou seja, eu tenho 88 dias de validade depois que deixo a Italia, nao 90, como pensava. Por outro lado, eu vivo em Portugal, tenho um título de residência, e portanto não volto para o Brasil. Minha família não terá problemas porque são portugueses e viajam com passaporte portugueses. Sabe alguma coisa neste sentido?

  8. Olá! Dúvida: meu passaporte tem validade em maio/2016 e quero viajar para os EUA em novembro agora. Já entrei com o pedido para o visto Americano. Há alguma regra de mínimo de tempo do passaporte para tirar o visto Americano? E o six month club continua ativo para essa viagem?

  9. Estou nos Estados Unidos como turista, porém meu visto de seis meses está quase no final. Eu posso ir dos Estados Unidos pra Europa e ficar um período lá, e depois voltar pra os Estados Unidos e assim obter mais 6 meses, ou será necessário eu ter que desembarcar no Brasil pra depois fazer qualquer outra viagem?

    • Tonny,
      Você se refere ao visto, ou autorização de permanência de seis meses?
      Se for o visto vai precisar tirar um novo no consulado, se for a permanência, depende sempre da decisão Americana no momento de sua entrada no país.

  10. Por favor, me tirem uma duvida se puderem… Moro nos Estados Unidos, tenho dupla cidadania, brasileira e norte americana. Vou para o Brasil em Agosto 2015 por 10 dias e meu passaporte brasileiro expira em Outubro 2015, tem algum inconveniente?
    Obrigada.

  11. Olá, gostei muito do site. Minha dúvida é até simples. Meu filho tem apenas 02 anos, e seu passaporte vencerá dia 27/07/2016. Nossa viagem para os EUA será dia 14/02/2016. Acha que terei problemas para emissão do visto americano dele? O meu e da minha esposa está ok.

  12. Olá eu tenho uma duvida assim, meu filho mora nos Estados Unidos e quando os 6 meses estão para vencer ele volta para o Brasil fica la uns 40 dias depois retorna para continuar legal mais 6 meses! Eu moro em Portugal será que ele pode ao invés de ir para o Brasil vir para Portugal e ficar aqui uns 30 dias depois retornar renovando mais 6 meses? Obrigado.

  13. Olá boa noite! Estou com duvida o passaporte do meu marido expira no dia 17.03.2016, sendo q nossa viagem esta marcada para LAS VEGAS no período do dia 15.09.2015 a 25.09.2015, sera q ele terá problemas para entrar na imigração? obrigada

  14. Ola, tenho uma duvida; eu resido na Italia e tenho que ir ao Brasil em dezembro com volta em janeiro e meu passaporte vence dia 31 de julho, sera que irei ter problemas na hora de embarcar? desde ja agradeço.

  15. Boa tarde,
    Li a materia (que adorei) e alguns comentários sobre quem ja viajou com o passaporte fora do prazo dos 6 meses de validade.
    Estou indo para Orlando dia 12/12/15 e volto dia 26/12/15 meu passaporte vence no dia 03/05/16. Estou morrendo de medo de dar errado mas disposta a arriscar a ir e usar a regra do Six Month Club.
    Vocês tiveram algum tipo de problema ou levaram algum documento (como copia do site da Embaixada onde fala da regra) junto com vocês?
    Beijos

  16. Ola,
    Tenho passaporte Português que vence em 14/04/2016.
    Gostaria de saber se consigo entrar nos EUA em Dezembro/2015, para um viagem de 7 dias, com meu ESTA (q está válido até 14/04/2015).
    Pelo q vi em seu site, Portugal está incluso nos países que não necessitam doa 6 meses extras… Correto?!

  17. Olá,

    vou tirar o visto para os EUA da minha filha bebê (menor de 1 ano) ainda esse ano. O passaporte dela vence dia 25/03/16. Fiz o preenchimento do formulario DS-160 com as datas de emissão e validade e não deu nenhum erro mesmo tendo menos de 6 meses até a data de vencimento do passaporte. Você acredita que eu possa ter alguma problema na emissão do visto? Ainda não paguei a taxa. Minha amiga disse que eles abrem exceções para esses casos (visto que o passaporte de bebes tem validade muito curta). Isso procede?
    Obrigada pela ajuda!!

  18. Pingback: Passaporte - Amigas Viajantes

  19. bom boua tarde
    Eu queria saber se eu consigo tirar passaporte e o visto em um mes pois nescessito tira -los rapido e possivel eu tirar em um mes?

    • Você pode tentar tirar o passaporte de emergência/urgência expedido em alguns casos. Quanto ao visto, acredito que deva ter alguma coisa parecida, mas com certeza a exigência vai ser muito mair para comprovar o motivo.

Deixe um comentário

