Lisboa com crianças

Olá amigos!

Falei em um post anterior sobre viagem com crianças para a Europa. Hoje falarei sobre passeios para crianças em Lisboa.

Uma grande vantagem de Lisboa (e Portugal de modo geral) é a língua portuguesa, o que facilita a compreensão dos pequenos nas atrações. Além disso, a história de Portugal está intimamente ligada à história do Brasil, então crianças na idade escolar já ouviram falar muito sobre esse país e isso acaba despertando maior interesse neles. Além dessa “aula de história ao vivo”, existem passeios destinados às crianças (mas que podem interessar aos adultos também! Eu, por exemplo, gostei de TUDO). Então, nesse post vou falar um pouquinho dos passeios que Marina mais gostou!

O Oceanário fica localizado no Parque das Nações, uma região mais moderna da cidade e é um dos maiores oceanários do mundo. Lá são encontrados variadas espécies de aves, mamíferos e peixes e outros habitantes marinhos, representando os diversos habitats marinhos. O destaque é o aquário central, que representa o Oceano Global, onde são encontradas várias espécies juntas, como peixes variados, arraias, tubarões. Nós conseguimos fazer o passeio em uma manhã e foi um passeio bem interessante. O trajeto é feito de uma forma organizada, sendo possível conhecer toda a estrutura sem se perder e sem deixar de ver nada. Além de ver cada espécie, é possível conhecer seus hábitos, local onde vivem, saber curiosidades sobre cada uma. Enfim, além de divertido e interessante, foi possível aprender bastante coisa.

Slide1

Slide2

O passeio eleito como “o melhor de Lisboa” pela Marina foi o Pavilhão do Conhecimento, também localizado no Parque das Nações e pode ser feito no mesmo dia do Oceanário. Em nosso roteiro, fiz no período da tarde, logo após visitar o Oceanário. Pensem em um lugar onde as crianças podem manusear tudo, xeretar, mexer, explorar, perguntar…esse é o local! Esse museu, além de educativo, é bem interativo, interessante e divertido. Sua proposta é possibilitar o conhecimento dos conceitos de ciências (envolvendo física, química e matemática) de uma forma prática e aplicada ao dia a dia. Não é preciso ter estudado sistema de alavancas (alguém se lembra disso? Eu não lembrava…hehehehe) para saber que é possível levantar uma caixa de 200kg! As crianças mais novas também tem vez nesse museu. Existe uma área dedicada a crianças menores, de 3 a 6 anos. No meu caso, a Marina ficou fascinada por tudo aquilo. Queria experimentar, mexer, testar TUDO. Só saiu de lá porque estava no horário de fechamento. Muito interessante mesmo!

 Slide3

 Slide4

Aproveitando o passeio no Oceanário e Pavilhão do conhecimento, no Parque das Nações também é possível passear no teleférico. O ideal é fazer esse passeio em um dia bonito, para ter uma boa vista do Rio Tejo e do Parque das Nações.

 Slide1

Outro local bem interessante para as crianças é o Castelo de São Jorge. Sua arquitetura faz as crianças viajarem no tempo! É como se elas estivessem vivenciando um período que elas só veem em livros e filmes. Além de visitar e explorar o castelo, é possível ter uma bela vista da cidade e conhece-la através do periscópio (um sistema óptico de lentes que permite ter uma ampla visão da cidade).

 Slide5

Além de todos esses passeios, acho importante incluir todos aqueles passeios tradicionais, como Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos. Lembrando sempre de seguir o ritmo da criança, contextualizar o que estão vendo e fazer tudo de uma maneira divertida para eles!

Mais informações sobre os passeios citados, você encontra nos sites oficiais:

http://www.oceanario.pt/

http://www.pavconhecimento.pt/home/

http://www.castelodesaojorge.pt/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s