Uma volta completa pela Lagoa Rodrigo de Freitas – Parte 1

Olá, viajantes!

Hoje levarei vocês para um passeio por um dos cartões-postal mais bonitos da cidade do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas.

clip_image001

Chegando à zona sul pelo Túnel Rebouças já temos uma vista deslumbrante do espelho d’água. Várias pessoas dizem que parece estarmos chegando a outra cidade.

Existem algumas formas para se fazer este passeio, pode ser de carro, caminhando, correndo, de bicicleta, como for melhor para você.

Ao redor do espelho d’água temos uma ciclovia compartilhada entre pedestres e bicicletas. Através dela é possível dar a volta completa na Lagoa. Esta ciclovia é utilizada diariamente e nos mais diversos horários para a prática de esportes como a caminhada, a corrida.

clip_image002clip_image004

Começaremos a volta pela Lagoa da Igreja Santa Margarida Maria. Localizada na Rua Frei Solano, 23, próximo à Lagoa. Uma igreja muito bonita que pode ser vista logo que se sai do túnel Rebouças à esquerda. Famosa por seus casamentos concorridos. Para informações sobre a Igreja acesse aqui. Tem estacionamento em frente à igreja.

clip_image006

clip_image008

Caminhando em direção ao espelho d’água chegamos a um lugar muito legal para as mamães e seus bebês. É o Parquinho Baixo Bebê. Lá existem brinquedos de madeira para os maiores e de plástico para os bebês. Frequentado por mamães, papais e seus bebês e por babás também. Um lugar tranquilo, de baixo de árvores que dão uma boa sombra. Tem um quiosque que vende água de coco.

clip_image010

clip_image012

Chegando ali já temos uma vista maravilhosa da Lagoa. E surge uma dúvida: para qual lado ir?

A Lagoa Rodrigo de Freitas tem 7,2 Km de extensão e tanto faz o lado que você escolher, a beleza é constante em todo o entorno.

Hoje vou levá-los pelo lado direito. Preparados? Calçados confortáveis são indicados para a caminhada. Também indico protetor solar, óculos de sol, um boné ou chapéu para proteger do sol.

clip_image014

Vamos lá!

Em frente ao Baixo Bebê, no espelho d’água, vemos as raias usadas para competições de remo.

Ao longo da Av. Borges de Medeiros e Av. Epitácio Pessoa que circundam a Lagoa encontramos pontos onde podemos alugar as bicicletas do Projeto Bike Rio.

Informações de como fazer para alugar você encontra aqui.clip_image016

Caminhando mais um pouco chegamos à sede náutica do Vasco da Gama, em frente vemos o local de treinamento da equipe de remo e uma bela escultura numa pedra no espelho d’água.

clip_image018

Em frente ao Vasco da Gama está uma escultura que foi instalada na Lagoa, em 1979, a escultura de um indiozinho, chamada de Curumim por seu criador, o artista plástico Pedro Correia de Araujo. Para conhecer um pouco da história da escultura clique aqui.

DSC_1253

Lembre-se, sempre, que a ciclovia é compartilhada, se cada um (pedestre e bicicletas) seguirem no seu lugar evitam-se problemas. Pedestre procure não caminhar em grupos ocupando a faixa toda e ciclistas não imprimam muita velocidade. Muitas vezes temos que dividir a pista com os quadriciclos também.

clip_image020

clip_image022

Mais a frente temos um marco do entorno da Lagoa que é a árvore contorcida que divide a ciclovia em duas. A árvore é linda.

DSC_1262

Adiante vemos a Sociedade Hípica Brasileira, o Hospital da lagoa, a Igreja de São José, o Colégio de Aplicação da UFRJ.

clip_image024

clip_image026

Estamos chegando ao Parque dos Patins, mas este é assunto para o próximo post.

Para encerrar esta parte da nossa volta pela Lagoa Rodrigo de Freitas deixo mais uma imagem desta.

DSC_1284

Até o próximo post sobre nossa volta completa pela Lagoa!

Anúncios

5 comentários sobre “Uma volta completa pela Lagoa Rodrigo de Freitas – Parte 1

  1. Pingback: Uma volta completa pela Lagoa Rodrigo de Freitas – Parte 3 | Amigas Viajantes

  2. Pingback: Sedes da Copa 2014 – Rio de Janeiro. | Amigas Viajantes

  3. Pingback: Sedes da Copa 2014 - Rio de Janeiro. - Amigas Viajantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s