Casa Loma, um castelo em Toronto

clip_image002

Olá viajantes! O post de hoje é sobre uma das dez atrações turísticas mais famosas de Toronto, Canadá, a Casa Loma. Vocês conhecem?

A Casa Loma pertenceu ao Sir Henry Pellatt um importante investidor, industrial e militar canadense. Sir Pellatt foi um nome de muito prestígio no século passado. Aos 30 anos, fundou a Companhia Elétrica de Toronto, responsável pela iluminação das ruas na época e em 1902 ganhou o direito de construir a primeira Usina Hidrelétrica em Niagara Falls.

Em 1911, Sir Pellatt iniciou a construção de seu sonho: um castelo em estilo medieval para morar com sua esposa Lady Mary Pellatt . Quem disse que só a realeza mora em castelo?

A construção foi interrompida em 1914 com a Primeira Guerra Mundial. Com o passar dos anos, e com o agravo da 1ª Grande Guerra, a fortuna de Sir Pellatt foi acabando, principalmente quando sua empresa perdeu o monopólio da iluminação pública. Com a guerra veio a crise econômica e a falência das empresas do Sir Pellatt. Por causa da crise, houve um aumento nos impostos forçando o Sir Pellatt a leiloar suas propriedades a um preço muito inferior ao valor real e a abrir mão do seu sonho. Em 1923, Sir Pellatt e Lady Pellatt são obrigados a deixar sua casa.

O castelo ficou fechado por uns anos, quando em 1925 se transformou em um hotel luxuoso, fechando logo em seguida. Posteriormente virou um “point” da época onde havia apresentações de música e orquestras. Com a depressão, a Casa voltou a ficar vazia. Em 1933, a prefeitura de Toronto se apossou da Casa por cerca de $ 27.000,00 devidos em impostos. Em 1937 o Kiwanis Club of West Toronto começou a operar a casa como atração turística até o ano de 2011, quando a casa retornou às mãos somente da prefeitura de Toronto.

Sobre a Casa Loma:

Extremamente romântica e em estilo Medieval possui 98 cômodos, uma biblioteca com capacidade para mais de 10.000 livros, um luxuoso estábulo e jardins maravilhosos. O nome Casa Loma foi dado pelo antigo proprietário do terreno e significa casa na colina.

A visitação é guiada e a entrada dá direito à apresentação de um filme de 20 minutos sobre Sir Pellatt, à mídia utilizada na visita (o áudio pode ser em Inglês, Francês, Alemão, Japonês, Mandarin, Italiano e Espanhol), além de acesso aos jardins. Também é feita através da Linguagem de Sinais Americano e descrição visual.

Os cômodos de maiores destaques são:

No primeiro piso:

  • Biblioteca

clip_image004

Biblioteca com mais de 10.000 títulos

  • O escritório de Pellatt, com duas passagens secretas ao lado da lareira

clip_image006

Subida da passagem secreta da Adega que leva ao escritório

  • Conservatório, com piso de mármore Italiano (loooooshooooo!)

clip_image008

O lindo conservatório!

No segundo piso:

  • O quarto de Pellatt, que possui um depósito secreto na lareira, onde guardava documentos importantes

clip_image010

O quarto do Sir Pellatt na época do Natal

  • O banheiro do Sir Pellatt com um chuveiro super moderno para a época, com várias saídas de água.

clip_image012

O chuveiro modernoso

No terceiro andar:

  • Esse andar não foi terminado. Encontra-se os quartos dos empregados e a escadaria para a torre.

clip_image014

Escadaria que leva à torre

No nível Inferior:

  • A piscina, que também não foi terminada

clip_image016

  • Um túnel de 250 metros que liga o castelo ao estábulo

clip_image018

clip_image020

Meio sombrio, não acham?

clip_image022

O luxuoso estábulo com piso em madeira nobre

  • Adega

Além da visita guiada incluída na entrada, podem ser escolhidas outras visitas em grupos fechados de acordo com seu interesse e ainda programas em grupo. Todos pagos à parte, além da entrada.

Como exemplo dessas visitas diferenciadas, destacam-se a “Medieval Studies Tour” com ênfase no estilo de vida medieval em contraste com a “modernidade” na virada do século (momento Caras!); a “Lady Pellatt’s Lost Jewel”, onde há uma caça às joias desaparecidas de Lady Pellatt através das passagens secretas, salões e quartos; “Ghost Tours” onde são contadas as histórias dos fantasmas da casa (medo!) e a “Hollywood Tour” onde são mostradas as locações de mais de 20 filmes feitos nos castelo e seus bastidores (#OFuxicoFeelings). Essas visitas custam $ 2,00 CAD por estudante além da entrada regular. Duram de 45 min a 1 hora e devem ser agendadas com 7 dias de antecedência. O grupo deve ser de 10 pessoas.

E entre os programas destacam-se o “Armour and Weapons Experience”, onde um especialista em armas medievais demonstra o uso e a variedade das espadas e outras armas da época; o workshop de arco e flecha e o “Ghost Hunting 101”, onde se tem uma aula com um caçador de fantasma com direito a uma investigação paranormal no final. Dizem as más línguas, e as boas confirmam, que a Casa Loma é assombrada! Então, não se assuste se encontrar o Sir Pellatt ou a Lady Pellatt por lá… Principalmente na piscina, onde relatos afirmam ser um dos lugares mais assombrados… Os programas tem um preço mais salgado… Custam $ 163,85 CAD. Duram de 45 min a 1 hora e devem ser agendados e pagos com 14 dias de antecedência.

Para maiores informações sobre as visitas guiadas especiais e os programas acesse aqui

Durante o ano, vários eventos acontecem na Casa Loma. Uns incluídos na entrada regular, outros pagos à parte. Agora no Halloween acontece um evento bem legal, com um workshop de decoração de doces e sobremesas no estilo Halloween. Esse, pago a parte.

Para maiores informações sobre os eventos acesse aqui

Não deixe de conhecer os jardins. São lindos!

clip_image024

Que tal se casar ou fazer uma festa de aniversário nesse castelo lindo? Pois pode! A casa Loma aluga seus salões para festas e eventos, além de locação para sessões fotográficas.

Maiores informações: aqui

Horário de funcionamento:

A Casa Loma abre todos os dias do ano, com exceção do dia 25 de dezembro. A melhor época para visitar é nos meses mais quentes. Até para poder visitar os jardins que ficam abertos de maio a outubro. Agora, se resolver encarar o frio Canadense, vá no Natal. A decoração é linda! Lembrando que o inverno do Canadá é de fazer pinguim usar casaco, gorro e luvas! Brrrrrrrrrrrrrr!

Ela fica aberta das 9:30 às 17:00 hs sendo o último grupo às 16:00 hs.

Jardins: de maio a outubro das 09:30 às 16:00 hs

Preço (já com as taxas):

  • Adulto (18-59 anos): $20,55 CAD
  • Sênior (60 +) e Jovens (14-17 anos): $14,63 CAD
  • Criança (4-13): $ 11,32 CAD

O estacionamento custa $3,00 CAD a hora com preço máximo de $9,00 CAD.

Para mais informações e compras online acesse aqui

A Casa Loma faz parte do CityPass. O CityPass é um “ingresso único” para 5 atrações turísticas de Toronto. Vale super a pena! As atrações são: CN Tower, Casa Loma, Ontario Science Centre, Royal Ontario Museum e o Zoo de Toronto.

O preço?

Adulto: $61,50 CAD + taxas

Criança: $36,50 CAD + taxas

Para comprar o CityPass de Toronto e de outras cidades ( em Português! Eba!) acesse CityPass

Site oficial: Casa Loma

E aí gostaram? Que tal uma visita quando forem a Toronto?

Beijos e até o próximo!

Anúncios

6 comentários sobre “Casa Loma, um castelo em Toronto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s