Roteiro para a Itália, por onde começo?

clip_image001

Olá viajantes!

Depois de mais de 5 anos indo para os EUA direto, havia chegado a nossa hora de conhecer o velho mundo. Sempre fui apaixonada por história como já comentei por aqui, e como advogada estudei muito o Direito Romano na faculdade, então…tinha que começar minha descoberta ao velho mundo por ali claro!

Confesso, que não foi o único motivo que me fez começar pela Itália, sou descendente de Italiano , sobrenome italiano “Bogiani” que quando me casei deu espaço ao Mendonça, que tantos me conhecem hoje.

O sangue italiano corre nas minhas veias por parte do meu avó paterno, então quando comentei de começar a Europa pela Itália, meu pai que já havia estado lá a 18 anos antes logo se interessou em retornar nessa aventura conosco.

Sim, aventura, porque como mãe não me vejo indo viajar sem minha filha, que na época da viagem tinha 1 ano e 7 meses, mas isso é assunto para outro post.

Iniciando os trabalhos e seguindo meu sistema de Elaboração de Roteiros que contei nesse post aqui.

  • Escolhi 15 dias , há algum tempo defini esses dias como minha viagem perfeita: primeiro porque consigo ter 2 férias por ano na empresa (lá tenho essa liberdade e marido também), menos que isso acho caro pra passagem, mais que isso sinto muita falta de casa.
  • Cidades de Interesse inevitável: Milão, Veneza e Roma eram minhas principais ideias… Volterra, surgiu devido a Saga Crepúsculo que eu adoro (depois descobri que as cenas foram filmadas em outra cidade e não na cidade do livro, mesmo assim fui até lá 🙂 );
  • Documentação necessária: Passaporte em dia. Aqui é importante lembrar que a pouco tempo a regra mudou e hoje para ir a alguns países da Europa entre eles a Itália que estamos falando EXIGE 3 meses de vencimento do passaporte da data de saída de lá. Leia Aqui.
  • Exigências do país que pretende visitar: A Itália é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen que exige o valor de 30.000 euros de serviços médicos. Aqui você pode começar ligando no seu cartão de crédito, muitos do tipo Gold, Platinum oferecem essa exigência sem qualquer custo. O meu era do Itaú Personnalité Platinum e tinha isso sem qualquer custo. Caso, seu cartão não dê contrate com alguma empresa de seguro viagem.
  • Reconhecendo o Local: Pegar o mapa da famosa Bota e verificar o que podíamos conhecer nesse período de 15 dias…minha ideia inicial era chegar por um lugar e voltar por outro, percorrendo o caminho entre eles de carro. Fiz as simulações para ver por onde poderia conseguir um bom preço e fechamos : Chegada por Milão (voo Direto), retorno por Roma(escala em Paris) , foi um excelente custo x beneficio, simule sempre várias entradas e saídas. #ficaadica.
  • Época do ano: Escolhemos sempre primavera ou outono para viajar, acredito serem excelentes climas em todos os lugares do mundo, além de baixa temporada, então optamos por Outubro.
  • Levantando custos: Na sua elaboração de roteiro para a Itália, verifique se realmente pretende fazer compras, essa não era uma opção para nós: 1º porque eu tinha estado nos EUA a menos de 6 meses e compras lá são muito melhores, 2º o Euro vale bem mais que o dólar , 3º não achei os preços tão vantajosos, muito semelhantes ao Brasil quando se faz a conversão e aqui você paga em vezes lá é a vista kkkkkkk e por último como eu comentei a mala, não tinha muito espaço e preferi guardar o que tinha para trazer vinhos e muitos produtos trufados. Na Itália existem muitos museus, igrejas para visitação, então são parte importante do levantamento dos custos da viagem. E por último, alimentação: não é barata como nas Américas, salvo se você quiser comer pizza todo dia! Aqui, para nós funcionou bem calcular 120 euros por dia, lembrando que todos os nossos hotéis tinham café da manhã (Excelentes!).
  • Meio de transporte : Aqui pode parecer obvio… Na Europa: trem sempre!! Nem tanto. A Itália tem estradas lindíssimas, a Toscana é sensacional se feita de carro. O custo para 4 adultos dividindo um carro, foi muito mais em conta do que passagens de trem, a comodidade com uma criança então nem se fala. Assim, não vá com ideias pré concebidas, estude bem onde vai e quais as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte.
  • Cuidados especiais: Dirigir na Itália é muito diferente que nos EUA e Brasil, lá existem muitos lugares que não podemos entrar, pois são considerados “históricos” só de virar a esquina você já é multado. (sim, ganhamos 3 multas de presente). Outro diferencial: Verifique o limite de bagagens: aqui temos que ficar atentos, pois muda muito de empresa aérea para empresa aérea. A TAM nos deu 2 x 32kg como sua franquia para América do Norte, mas a maioria das companhias são 2 x 23kg, e as regras de líquidos e demais itens para levar na mala de mão seguem as regras americanas também.
  • Ler a História: A Itália é um dos países mais ricos em história da humanidade, simplesmente viajar pra lá é mergulhar em muita, mas muita história, estude cada local, cada ponto turístico, você não vai se arrepender. O Vaticano, é IMPERDÍVEL mesmo para os que não são católicos como eu, não seja preconceituoso, aceite tudo que o mundo te oferece, vá a fundo!!

Com esses pontos pré definidos, vamos começar a buscar material na Internet, roteiros em livros, revistas e inicie sua viagem antes mesmo do embarque!

Nos próximos posts contarei como foi a nossa viagem em Família, realizada em Outubro de 2012, em 4 adultos e 1 criança de 1 ano e 7 meses.

Interessado nessa aventura?

6 comentários sobre “Roteiro para a Itália, por onde começo?

  1. náo é por ser minha filha, mas a viagem foi otima e tudo organizado por ela! quando precisarem de roteiro podem encomendar dela.
    é tudo minuciosamente organizado, nada, nada mesmo deu errado ou ficou fora, inclusive dos gastos previstos !
    Parabens filhinha, 2015 tem CANADA se Deus quiser.
    Parabéns aos blogueiros deste segmento!
    tania bogiani

Deixe um comentário

