Elaborando um Roteiro

Planejamento

Olá viajantes!

Vamos falar de coisas boas??? Roteiro de viagens…pra alguns basta chegar numa agência de viagens e dizer quero ir pra tal lugar….e logo o agente lhe apresenta algumas opções de roteiros para o tal lugar. Acho válido e confesso que quando era mais nova achava que era a única forma de viajar, a mais barata. Fui crescendo, amadurecendo e aprendi que fazer seu roteiro de viagem faz com que você viaje muito antes do embarque, faz com que você conheça culturas, lugares, restaurantes sem mesmo sair do lugar. Foi aí que me apaixonei ainda mais por viajar!

Em 2008 debutei nos meus roteiros, antes disso todas as minhas viagens eram com roteiros pré definidos, vendidos pelas agências de turismo do mercado.

Na época comecei por NY, Miami e Orlando meus maiores sonhos de consumo, e aí como começo?? kkkkk, sim foi essa a pergunta até porque uma viagem que seria eu e marido, se tornou uma viagem em família….responsabilidade dobrada!

Segue algumas coisas que sempre indico quando se pretende montar um roteiro:

· Definir quantos dias você terá disponível para realizar aquela “visita”, sim, pois será em cima da sua disponibilidade que iremos pensar o que dá e o que não dá pra fazer e conhecer.

· Qual cidade você quer realmente conhecer com o tempo que tem disponível?

· Levantamento de custo para x dias nas cidades. (No meu exemplo em 2008 tinha disponível 20 dias de férias e queria conhecer 3 cidades: NY, Miami e Orlando)

· Costumo simular entrada e saída de voo por vários aeroportos para ver qual sai mais em conta, ex. nessa de 2008 ir de SP para Miami era mais em conta que ir de SP para NY, muita diferença então defini que começaria por Miami e depois Orlando, depois NY;

· Após o levantamento de custos e verificando que realmente pode seguir com seu plano começaremos o roteiro propriamente dito: junte tudo que tem sobre os locais que pretende visitar: Guias turísticos, revistas, matérias de jornais, blogs da internet, site da própria cidade, sites dos jornais locais, nesse ponto da pesquisa saber outro idioma (normalmente o inglês) vai te auxiliar muito;

· Normalmente nessa fase se define quantos dias para casa destino, no meu caso foram 3 dias para Miami, 10 para Orlando e 7 para NY, nesse ponto já tinha certeza e conhecimento que muita coisa ficaria pra trás, uma vez que se tratava de 3 cidades grandes e cheia de eventos e atrações, mas para começar servia

· Após a definição de quantos dias, seguiremos para o que pretendemos ver em cada cidade, o que é “essencial” no seu ponto de vista: ex. NY pra mim era importante: Estátua da Liberdade, Empire States, Central Park, Marco Zero…

· Com essas anotações vá ao Google maps e “jogue” os lugares pra ter noção de distancia, quem fica próximo de quem, o que dá pra fazer no mesmo dia. Ex. Fiz no mesmo dia Estátua da Liberdade e Marco Zero juntos, acrescentei Wall Street, Ellis Island…porque o Google maps me mostrou kkkk, hoje a internet nos auxilia demais nisso;

· Aí seguimos para a parte de como pretendemos nos deslocar: alugaremos carro, usaremos táxi, metrô? No meu ex. optamos por taxi em Miami, Alugamos carro em Orlando e fizemos tudo de metrô e andando a pé em NY. Aqui, é importante você pesquisar como funciona o transporte em cada cidade que pretende visitar. Ex. li muitos blogs que diziam que alugar carro em NY era inviável, já em Orlando era essencial.

· Feito esse primeiro desenho chegou a hora de selecionar hotéis, eu defino sempre pela localização x custo.

· Escolhido os “hotéis” visito o TRIPADVISOR, o que mais gosto desse site é que são viajantes falando o que acharam e não pessoas te “vendendo” o hotel, já sai de belos enrosco graças aos comentários, mas você deve sempre usar o bom senso, pois existem pessoas que reclamam de coisas pequenas, aí você tem 10 falando super bem do hotel e 1 falando que a camareira é grossa! Será? Como foi que essa pessoa tratou a camareira? Enfim, é um site para busca de fotos e opiniões, não pra decidir sua viagem!

· Assim, verá que seu roteiro já vai tomar forma…terá quais cidades visitar, quantos dias em cada, o que ver de mais importante em cada uma…nessa fase você já “viajou” bastante por seu futuro destino e isso será uma delícia também.

Bom, essas são as dicas de montar um roteiro basicamente, digo que o gostoso de viajar “por conta” é você se permitir errar, às vezes errando um endereço, uma rua você descobre coisas que JAMAIS veria num roteiro pronto…como diz meu sábio pai: “A caminhada faz parte do passeio…” frases que ele soltava sempre que estávamos perdidos andando e cansados…kkkkkkkkkk

Pretendo depois fazer um post sobre roteiros detalhados, esse onde além dos passos acima iremos mais a fundo, conhecendo e desbravando mais os lugares…como hoje acontece comigo sempre que vou a Orlando, depois desses anos todos indo sempre, muita coisa já ficou fixa e fácil no meu roteiro, mas sempre tem algo novo, sempre tem aquela reserva que não conseguiu antes, o restaurante que inaugurou…enfim, quando o destino se torna repetido, você pode sim continuar a fazer um roteiro só que dessa vez mais meticuloso.

A ideia do post é : DIVIRTAM-SE ANTES, DURANTE E DEPOIS DAS VIAGENS!!

By Sabrina Mendonça

12 comentários sobre “Elaborando um Roteiro

  1. Muito bom! Agora me conte como foi sua estada em Miami e Orlando… Ficarei 5 dias em cada cidade mas gostaria da sua opinião qto a quantidade de dias em cada já q pela sua experiência optou ficar mtos dias em Orlando e pouquissimos em Miami, obrigada!!

    • Olá Isabel!!
      Olha eu te digo que como minha 1x senti que precisava de mais tempo em ambas as cidades. Orlando no mínimo 12 dias eu indico sempre( são no mín 8 parques principais) e depois desse exemplo já fui mais 4x, Miami tem que ser mais de 5 dias com certeza e se quiser esticar para Key West então pode colocar mais uns 5 dias. O interessante de montar seu próprio roteiro é justamente isso, com o tempo vai aprendendo a aumentar/diminuir o que tem de interesse nas cidades. Aprendi também a pesquisar muito mais sobre os destinos e com isso “errar” menos na quantidade de dias. Hoje, analiso qual a melhor cidade para compras, onde vou dedicar mais tempo a isso e entra tudo isso no meu roteiro. Como disse, logo farei outro post, mais detalhado sobre como montar seu roteiro em cada cidade. Se precisar de ajuda no seu roteiro nos vale, teremos prazer em ajudar. abraços Sabrina

      • Muito obrigada Sabrina!
        Desta vez irei em pouquissimos parques… Já estou sentindo q irei voltar outras vezes rsrs
        Abs

      • Isabel, vai sim… Orlando é uma cidade fantástica, tem sempre novidades, aqui em casa cada viagem já voltamos com a lista para a próxima. De qualquer forma se precisar me avise que ajudo com prazer. Abraços e lembre-se “Dreams Come True…” bjs

  2. olhem nao é para puxar a Sardinha…mas os roteiros de minha filha SABRINA, sáo OTIMOS!…tudo dá muito certo… hoteis sempre de primeira, ja que nao gostamos de outro
    ‘tipo de acomodaçao, pq ficar fora de casa muito tempo em lugar ruim, estraga qquer viagem, entao ela escolhe sempre os melhores e com otimos preços.
    até dolar achamos 2 vezes nas viagens com ela…rsrs FOI OTIMO!!!
    parabens filha, continue e que vire profissáo!!!!!!!!!
    tania

  3. Pingback: Roteiro para a Itália, por onde começo? | Amigas Viajantes

  4. Pingback: Dicas de como montar um roteiro para Orlando | Amigas Viajantes

  5. Pingback: Calendário dos Parques Disney–Janeiro 2015 | Amigas Viajantes

  6. Pingback: Dicas de como montar um roteiro para Orlando - Amigas Viajantes

Deixe um comentário

