Relato da Viagem a Montevideo e Punta del Este – Quinto dia

Quinto dia de viagem:

Olá, viajantes!

Como hoje é o último dia da viagem, domingo e só temos programado o passeio pela Feira de Tristan Narvaja resolvemos acordar um pouquinho mais tarde.

Nota final para o café da manhã do hotel foi 10!

Como o hotel fica numa ponta da Av 18 de Julio e a feira fica praticamente na outra ponta resolvemos pegar um táxi. Descemos na esquina de 18 de julio com Tristan Navaja e iniciamos a caminhada pela feira.

clip_image001

Sempre ouvi falar em casa sobre esta feira, sobre a quantidade de antiguidades de ótima qualidade que se encontrava nela. A curiosidade era bem grande. Logo na chegada vemos barracas de verduras, frutas, queijos. Eram frutas bonitas, grandes. As verduras vistosas, dava vontade de fazer a feira. Pena que não podemos trazer no avião.

clip_image002

clip_image003

Continuamos caminhando e logo começam a aparecer outros tipos de produtos. Roupas, plantas, produtos para casa. Tinha de tudo que você possa imaginar, praticamente um mercado a céu aberto.

clip_image004

Aos poucos vimos algumas barracas, tímidas, mais encostadas nos prédios que vendiam alguns itens de antiguidades. Muito pouco para a expectativa que eu tinha. No corredor principal começavam barracas com produtos vindos da China. Existem alguns antiquários abertos nos prédios ao redor da feira, vale a pena entrar e conhecer.

São uns cinco ou seis quarteirões de feira, lá no final existem algumas barracas com comida, principalmente sanduiches. A feira continua pela rua paralela e foi por onde voltamos. Ali começamos a ver produtos para obra, desde prego até móveis.

Foi na feira que descobrimos o motivo de não termos encontrado churros em nenhum lugar em Montevideo. Perguntamos a um vendedor e ele disse que o órgão que seria a vigilância sanitária tinha proibido a venda de churros. Uma pena! Estava morta de vontade de comer o Churro Uruguaio.

Encontramos todo tipo de gente na feira, donas de casa, jovens com seus grupos de amigos, grupos que tocam músicas típicas que percorrem a feira toda mostrando sua música (e pedindo um dinheiro), homens, crianças. Tem até uma parte da feira dedicada a animais com venda de ração, brinquedos para pets. Mas também tem uma parte para venda de animais como coelho, gato, cachorro.

Só acontece aos domingos, mas não deixe de ir. Vale a pena!

Como na ida de táxi vimos que tinham muitos lugares bonitos para aquele lado da 18 de Julio que não tínhamos ido resolvemos voltar a pé para o hotel. O check-out tinha que ser feito até 12:00. Tínhamos que esvaziar o quarto e deixar as malas na recepção até a hora de ir para o aeroporto.

São muitos prédios antigos, com muitos detalhes bonitos.

clip_image005

Olha só como é linda e detalhada a torre deste prédio. Ah! Olha o taxi preto aí!

clip_image006

clip_image007

Passamos pela Plaza Brig. Gral Manuel Oribe.

clip_image008

clip_image009

Pela Biblioteca Nacional.

clip_image010

Pela Plaza de los 33 e nesta foto vemos o que existe muito por lá, as pichações. Muitas placas estão pichadas pela cidade.

clip_image011

clip_image012

clip_image013

clip_image014

Esta é a fachada de um colégio que fica ao lado da Plaza de los 33. Que detalhes! Lindo!

clip_image015

Agora a Intendencia de Montevideo com sol. Muito diferente do dia da chuva! Kkkk…

clip_image016

Já tínhamos passado várias vezes em frente a um cassino e nunca entramos, na verdade nem sabíamos se poderiamos entrar. Resolvemos perguntar e o rapaz disse que sim, mas que não se poderia tirar fotos lá dentro. Que lugar bonito! Se forem a Montevideo entrem para conhecer. É lindo! Tem um teto incrível, uma escadaria maravilhosa. Além das máquinas para jogo (que nem olhamos direito!) tem um restaurante no segundo andar. Chama Cassino del Estado.

clip_image017

Resolvemos parar no restaurante Facal que fica atrás da Fonte de los Candados. Pedimos frango com batata frita, bom, mas nada demais. Vimos no cardápio que tinha churros e pedimos. Mas foi uma decepção. O daqui é muito melhor!

clip_image018

Voltamos para o hotel, no arrumamos, fechamos as malas e fizemos check-out. O hotel fica com as malas na recepção para você aproveitar o que puder até a hora de ir para o aeroporto. Caminhamos um pouco mais perto do hotel e resolvemos ir para o aeroporto logo.

O hotel chamou um táxi para nos levar para o aeroporto e eles fazem um preço fixo que é acertado antes com o taxista (800 pesos uruguaios). Lembram que falei que os carros de lá são bem velhos e mal conservados? Pois é, este táxi que pegamos foi um exemplo disto. Ele tinha um buraco no piso, na parte do passageiro. Lembrei do desenho dos Flinstones em que eles tinham que usar as pernas para o carro deles andar. Lembram? Mas, fomos assim mesmo.

No caminho passamos pelo Estadio Centenário e estava para iniciar um clássico com os dois times principais do Uruguai – Nacional e Penãrol. Muita gente pelas ruas próximas ao estádio, mas se sentia uma certa divisão de torcidas.

Depois de quase 30 minutos chegamos ao aeroporto de Carrasco, que como já disse é muito bonito.

clip_image019

Nesta hora já começa a bater a vontade de voltar.

O Freeshop de Montevideo não tem limite de compras como tem o do Brasil (500 dólares) e nem interfere no limite que temos no Freeshop de cá. Eu não sabia disto!

Adorei esta viagem! Conhecer a cidade onde nasci, conhecer Punta del Este e dividir isto com minha mãe. Foi muito bom!

Espero que tenham gostado do meu relato e que aproveitem todas as dicas!

Até a próxima viagem, viajantes!

by Adriana Ramos

obs: leia também várias dicas nos comentários e nos outros posts da série Montevideo e Punta del Este – planejamento, roteiro e relatos (5)

2 comentários sobre “Relato da Viagem a Montevideo e Punta del Este – Quinto dia