Relato da Viagem a Montevideo e Punta del Este – Quarto dia

Quarto dia de viagem:

Jardim Botânico, Rosedal, Jardim Japonês, Museu Blanes entre outros.

Olá viajantes!

Hoje o dia amanheceu friozinho, mas com um sol lindo!

No roteiro a intenção era de hoje pegar o Bus Turístico e fazer o tour pela cidade e descer nos lugares que programamos para hoje, mas na noite anterior resolvemos fazer o percurso de táxi já que tínhamos passado por vários lugares por onde o tour passaria, achamos que seria perda de tempo. O receio era que saísse caro, mas perguntamos no hotel e nos informaram o valor aproximado e achamos de bom tamanho.

Novamente tomamos café no hotel e novamente estava muito bom. Saímos para trocar pesos uruguaios numa casa de câmbio próxima ao hotel, não queríamos ser enroladas no táxi. Pegamos um táxi na esquina do hotel e pedimos para seguir para o Jardim Botânico. Não era pertinho, mas gastamos 160 pesos uruguaios, achei bom o valor.

Aqui cabe uma curiosidade! Andando pelas ruas de Montevideo reparamos que existiam dois tipos de táxis (os pretos e os brancos) e desde o primeiro dia estava curiosa para saber a diferença. Resolvi perguntar ao taxista e ele explicou que os táxis sempre foram pretos, mas que todos estavam passando por modernização e os novos são brancos. Outra coisa que se vê nas ruas é que tem muitos carros velhos (muito velhos mesmo!), soltam uma fumaça terrível.

No caminho o taxista passou próximo ao Palácio Legislativo, o prédio é lindo, mas não paramos. Esta foi a única foto que conseguimos tirar de dentro do táxi mesmo.

clip_image001

Chegamos ao Jardim Botânico, trânsito bem tranquilo para um sábado. É muito grande, gente fazendo caminhada, correndo, pais com seus filhos. Muito bonito! Caminhamos por todo ele, vimos árvores e plantas de vários tipos, brinquedos para criança, caminhos agradáveis, esculturas lindas, lagos com carpas. Vale muito o passeio!

clip_image002

clip_image003

clip_image004

clip_image005

Bem na entrada do Jardim Botânico fica o ponto do Bus Turístico. Você pega os ônibus em locais onde tenham este poste que fotografei.

clip_image006

Seguimos pela rua em frente ao Jardim Botânico e fomos caminhando até o Rosedal. É um pouco distante e aconselho a pegar um táxi ou ir de carro. Ir a pé traz a vantagem de você passar por lugares muito bonitos, pontes.

clip_image007

Chegamos ao Parque Prado onde fica o Rosedal. É mais um parque muito arborizado, bonito, local de reunião para os uruguaios.

Do lado está o Rosedal. Fomos numa época de poucas rosas, mas deu para imaginar como deve ficar lindo quando estiver cheio de rosas de vários tipos e cores.

clip_image008

clip_image009

No parque estava acontecendo uma exposição de fotos sobre a história do Mercado Modelo. Eram vários painéis com lindas fotos.

clip_image010

É um passeio muito agradável. Seguimos passeando pelo parque e vimos escultura que homenageia os índios. Lindas esculturas espalhadas pelo parque.

clip_image011

Pegamos um táxi e fomos para o Museu Blanes que tem atrás o Jardim Japonês.

clip_image012

clip_image013

Fomos primeiro ao Jardim Japonês, mas chegamos 15 minutos antes de abrir (abre 12:00), aproveitamos para descansar da nossa caminhada. Fica logo atrás da casa do museu. Logo abriu e entramos. Que lindo! Um lugar relaxante, tranquilo. Carpas nos lagos. Crianças vão adorar!

clip_image014

clip_image015

clip_image016

Foi um presente de um “Japonês amigo de Uruguay”. Um maravilhoso presente!

clip_image017

Fomos em seguida para o Museu Blanes. Tinham várias exposições e vários ambientes. Uma de gravuras, outra sobre a história de Montevideo e uma de Pedro Figari.

clip_image018

Eram quadros de parede inteira, muito bonitos!

clip_image019

clip_image020

Voltamos para o hotel de táxi. Todas as corridas de táxi juntas saíram mais barato que o passeio do Bus Turístico, para a gente valeu a pena a troca. Já passavam das 14:00 quando chegamos ao hotel e as lojas da 18 de Julio já estavam fechadas, era sábado. Procuramos um restaurante ali perto e foi difícil, mas encontramos um aberto. Deste nem guardamos o nome, era bem estranho, mas a comida era boa. Demorou muito (e tinham 3 mesas ocupadas apenas) e tivemos que acelerar um pouco o passo, pois ainda iriamos na visita guiada do Teatro Solis que não fomos ontem. Novamente fizemos o caminho pela Av. 18 de Julio até o teatro. Só que desta vez com um sol maravilhoso brilhando no céu. E como faz diferença! Os mesmos lugares com sol ficam muito diferentes, mais bonitos ainda!

Olha que linda a bandeira iluminada pelo sol!

clip_image021

O monumento do General Artigas com sol, na Plaza Independência!

clip_image022

A única loja que estava aberta era uma para turista, daquelas que vendem lembrancinhas, paramos para comprar algumas coisas ali. Ela fica bem na Plaza Independencia.

Na Peatonal Sarandi tinha feira de produtos e antiguidades por toda sua extensão até a Plaza Matriz.

clip_image023

Como já estava quase na hora da visita guiada do Teatro Solis, retornamos e nos encaminhamos para lá. É tudo bem pertinho.

clip_image024

clip_image025

A visita guiada é paga e você pode escolher pelo guia em espanhol, português, francês ou inglês. Custa 50 pesos uruguaios. Segue o link para mais informações.

Pegamos uma guia em português (uruguaia que morou na fronteira e falava bem o português). Começa com um passeio por fora do Teatro e são contadas histórias, curiosidades e fatos sobre a construção do Teatro. Depois entramos e passamos por várias partes do teatro. Na entrada vimos um dos 3 lustres enormes e lindos que foram reformados. O maior e mais bonito fica na sala principal.

clip_image026

São muitos detalhes e curiosidades e vale muito a pena fazer a visita. Tudo lindo, até que chegamos à sala principal. O que é aquilo? De cair o queixo! Maravilhoso! Só achei difícil de tirar foto que ficasse digna do Teatro. Do lustre, nem se fala, lindíssimo! O teto, afrescos, luminárias, galerias, tudo lindo! Sempre com a simpática guia contando curiosidades sobre tudo!

clip_image027

O teatro faz um trabalho social bem interessante que leva pessoas de todo o Uruguai que não tem como pagar para assistir um espetáculo ali para poderem aproveitar o teatro. Achei muito legal da parte deles. A guia disse que todos podem e devem entrar lá, só é impedido se estiver sem camisa.

Finalizada a visita e ainda estando cedo, resolvemos ir a um shopping e já que disseram que o melhor era o Montevideo Shopping resolvemos ir nele (mesmo sendo o mais distante de onde estávamos – fica em Pocitos). Pegamos um taxi em frente ao teatro e ele passou por toda a Rambla até Pocitos. Mais uma vez, que diferença a Rambla com sol! Muita gente passeando. Desta vez pagamos mais caro, mas nada assustador (215 pesos uruguaios), como disse é muito longe.

Montevideo Shopping é bem maior que o Tres Cruces, são dois andares com muito mais lojas. Mais espaço nos corredores e algumas lojas mais conhecidas. Bem confortável apesar de bem cheio. Lá existe um espaço para recreação das crianças chamado La Ciudad de los Chicos. Um espaço de entretenimento lúdico e interativo para crianças em idade escolar.

clip_image028

Muito cansadas de toda a andança do dia resolvemos jantar pelo shopping mesmo e o que nos pareceu a melhor opção foi o Il Mondo della Pizza, não queríamos mais carne. Pedimos pizza, a individual era bem grande, de massa grossa, bem gostosa. O ambiente agradável.

clip_image029

Não chegamos a comprar nada, não vimos nada que nos agradasse ou que estivesse com preço que valesse a pena. Os preços estavam muito parecidos com os do Brasil. Andamos mais um pouco no shopping e pegamos um táxi para voltar para o hotel.

O dia foi cansativo, mas muito bom!

Amanhã será o último dia! Tá acabando! Que pena!

Até mais, viajantes!

by Adriana Ramos

obs: leia também várias dicas nos comentários e nos outros posts da série Montevideo e Punta del Este – planejamento, roteiro e relatos (5)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s