Berlim

Olá Viajantes,

Berlim é uma cidade sempre em transformação. Cada pedaço conta uma parte da história do holocausto e muitos lugares são mantidos destruídos para que lembremos do ocorrido.

Visitar Berlim é interessante, não apenas pela sua história, mas também para você ter um conhecimento com seus próprios olhos.

Os vôos que saem do Brasil em direção à Berlim, tem conexão em Frankfurt. Por isso seguramente sua chegada será pelo pequeno Aeroporto de Tegel. Quando fomos, eu e meu namorado, não sabíamos exatamente o que esperar. Só falando inglês e com um mini-dicionário de alemão na mão! Nosso hotel ficava próximo ao Jardim Zoológico, uns 15 min de caminhada, então buscamos qual ônibus deveria ir até lá. Meia hora depois tentando decifrar as placas, vimos que teríamos que pegar o X9 (exatamente essa a linha hehehee). A viagem durou no máximo meia hora. Chegamos à Estação do Zoológico e caminhamos até o hotel, Holiday Inn Express, bom por sinal e café da manhã tinha até pão francês e Nutella a rodo!

clip_image002

Minha própria Nutella!

Chegamos em Berlim às 14:30, tínhamos que aproveitar ao máximo nossa estadia, então, apesar de podres de cansados, decidimos que íamos largar as malas e rua! Nem trocamos de roupa, só escovei os dentes. Primeira parada na porta do Zoológico para as fotos. Íamos visitá-lo depois. Pegamos o metrô e seguimos na direção da Alexander Platz , a maior praça de Berlim (chamada assim por causa de Alexander I), onde tem a Berliner Fernsehturm, a famosa torre de tv de onde se tem uma vista fantástica de Berlim. Vá de dia pois à noite a visão pode ficar prejudicada. Detalhe: em qualquer lugar que você estiver, vire-se e verá a torre imponente de qualquer lado! Voltando para Alex (é assim que os berlinenses a chamam) tem uma das principais estações de metrô, de lá você vai a qualquer lugar! Lá você também encontra o Urania Weltzeituhr, um grande relógio que marca a hora em várias partes do mundo!

clip_image004

Alexanderplatz e a Torre de TV

clip_image006

Urania Weltzeituhr

Outras atrações imperdíveis:

Potsdamer Platz – outra praça importante de Berlim, lá fica o Sony Center e suas cores vívidas, pulsando a todo momento. É um complexo de restaurantes, cinema e lojas que é altamente badalado. É lá na Pots também que você encontra a réplica do primeiro semáforo de Berlim e um dos primeiros da Europa! Não perca próximo de uma das entradas do metrô, fragmentos do muro de Berlim ainda no mesmo lugar!

clip_image008

Potsdamer Platz

clip_image010

O primeiro semáforo

clip_image012

Sony Center

– Andando uns 700 mts você chega no Memorial do Holocausto, dedicado aos 6 milhões de judeus mortos nos campos de concentração e nas ruas. Apesar de serem placas altas de mármore o lugar impressiona e dá calafrios de pensar naquela época.

clip_image014

Memorial do Holocausto

– Mais um pouco e chegamos no Portão de Brandenburgo. Lindo de dia ou à noite, essa linda construção foi feita para proteger a cidade de Berlim séculos atrás, que era protegida por muros e esse era o portão de passagem. Na época da Segunda Guerra, o Portão ficou do lado soviético. 10 anos depois foi restaurado! E hoje fica lindo iluminado no centro de Berlim.

clip_image016

Portão de Brandemburgo

Reichtag – Aqui é o parlamento alemão. Um dos cartões postais mais visitados de Berlim, você pode visitá-lo e subir na cúpula de vidro, e de lá vê onde acontece as reuniões do parlamento. Pode ser visitado de graça mas tem que marcar com antecedência pelo site http://www.bundestag.de/htdocs_e/index.html

clip_image018

Reichtag

Museumsinsel – A ilha dos museus é recheada de cultura. Se tiver pelo menos 2 dias pra visitá-la irá se maravilhar com o Pergamon Museum onde você encontrará o Altar de Pérgamo e o Portão de Ishtar. O Altes Museum onde se encontrará toda a arte antiga da Grécia e Roma. O Neues Museum, que tem o busto da Rainha Egípcia Nefertiti (proibido tirar foto mesmo que sua máquina seja super potente, com um mega zoom eles estão de olho e não deixam!) e coleções do Antigo Egito super completas. A Alte Nationalgalerie que possui uma rica coleção de pinturas e esculturas. E por último o Bode Museum, que abriga uma das maiores coleções de numismática do mundo (estudo das moedas e medalhas) com moedas desde o século VII AC até os dias de hoje.

clip_image020

Alte Nationalgalerie

clip_image022

Pergamon Museum

clip_image024

Altes Museum

Berliner Dom – A belíssima Catedral de Berlim, demorou 10 anos para ficar pronta entre 1895 e 1905. Ela fica perto do Altes Museum.

clip_image026

Berliner Dom

Checkpoint Charlie – Famoso posto militar que ficava na fronteira entre a Berlim Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. Tem esse nome pois era o terceiro posto de fronteira e eles eram indicados de acordo com o alfabeto fonético internacional ( o primeiro posto se chamava Checkpoint Alpha, o segundo Bravo e o terceiro Charlie). Lá tem pessoas vestidas de soldados para tirar foto.

clip_image028

Checkpoint Charlie

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche – Igreja que foi destruída na época da Segunda Guerra e eles resolveram manter exatamente do jeito que ficou para lembrar o horror causado pela guerra. Nessa mesma praça da Igreja tem uma feirinha com comidas variadas durante os sábados.

Gendarmenmarkt – A praça mais bonita de Berlim onde fica a Konzerthaus (Casa de Concertos), e as gêmeas Französischer Dom (Catedral Francesa) e a Deutscher Dom (Catedral Alemã).

East Side Gallery – Esse grande trecho do muro (tem 1316m de extensão e contém 106 pinturas de artistas de diversas partes do mundo) fica ao longo do rio Spree, e é a parte mais famosa do muro. É uma verdadeira galeria à céu aberto, mas infelizmente estão pensando em destruí-la para construir hotéis.

clip_image030

East Side Gallery

Topografia do Terror – Museu que conta toda a parte histórica e os horrores praticados pelos nazistas. Localizada onde era a antiga Gestapo, aqui era onde os nazistas faziam seus planos e gerenciavam seus crimes. Fica ao ar livre e é grátis.

clip_image032

Topografia do Terror

Tiergarten – Esse gigantesco parque fica entre o Zoológico e o Portão de Brandemburgo, numa área verde de 210 hectares. Com imensos jardins, o parque tem muita influência inglesa. Ótima opção para passeio num clima sossegado.

clip_image034

Tiergarten

Zoo de Berlim – É o zoo mais antigo da Alemanha e um dos mais conhecidos do mundo. São 1.600 espécies diferentes em mais de 17 mil animais. Lá encontramos cangurus e um urso panda! Diversão também para crianças! Ao lado do Zoo tem o Aquário, igualmente grande! A entrada do Zoo é linda para fotos!

clip_image036

Zoo de Berlim

Anne Frank House – Conta, ao mesmo tempo, o nascimento e morte da menina Anne Frank e o nascimento do nazismo. Museu muito interessante e imperdível. Site http://www.annefrank.de/exhibition-in-berlin/anne-frank-here-now/visitor-information

clip_image038

Anne Frank Museum

CASTELOS

Schloss Bellevue – O Palácio Bellevue é a residência oficial do Presidente da Alemanha. Para visitação, que acontece geralmente uma vez por ano, tem que confirmar o dia de Portas Abertas. http://www.berlin.de/orte/sehenswuerdigkeiten/schloss-bellevue/index.en.php

clip_image040

Schloss Bellevue

Schloss Charlottenburg – Esse Palácio é o maior de Berlim e sua magnitude nos convida a dar um passeio por seus aposentos e jardins. Foi construído como casa de verão para a esposa do Rei da Prússia Friedrich I, Rainha Sophie Charlotte. http://www.spsg.de/index.php?id=c4d268b99fb214ec62240017f0000011&sessionLanguage=en

clip_image042

Schloss Charlottemburg

clip_image044

Dentro do Palácio

COMPRAS

Berlim tem excelentes lojas e centros comerciais. Mesmo pagando em Euro, encontra-se muitas vantagens. Algumas opções:

KaDeWe – Grande loja de departamentos que vende desde roupa, passando por comidas e eletrônicos. Só perde em tamanho para a Harrod’s em Londres. Informações: http://www.kadewe.de/

Saturn e Media Markt – São as 2 maiores lojas de eletroeletrônicos. Com preços chamativos e coisas legais e recentes, até meu chip de telefone comprei na Saturn. http://www.saturn.de/

http://www.mediamarkt.de/

Kurfürstendamm (ou simplesmente Kudamm) e Friedrichstrasse – Endereços de lojas baratas e de luxo, na segunda você encontra a filial da Galeria Lafayette de Paris. Tem H&M, Zara, Fossil etc.

Mercado das Pulgas no Mauerpark – Acontece todos os domingos de 08:00 as 18:00. Não perca lá você pode encontrar várias relíquias interessantes com bons preços, mas leve dinheiro vivo. Curiosidade: Você mesmo pode vender coisas lá eles alugam o stand por dia! Tem de coisas antigas à novas e no verão, muitas pessoas fazem piquenique ao redor do mercado de pulgas!

clip_image046

Mercado das Pulgas

COMIDA

Uma vez em Berlim, ou na Alemanha em geral, não deixe de provar o currywurst e o bratwurst. O primeiro é a salsicha cortada e servida num molho de catchup com curry e o segundo é a salsicha num mini pão francês. São duas especialidades de lá imperdíveis. Mas não deixe de provar um verdadeiro joelho de porco alemão (eisbein) e uma cerveja alemã!

clip_image048

Joelho de Porco

clip_image050

Currywurst

Mais informações:

http://www.berlin.de/en/

Divirtam-se!!

By Caroline Ferreira

Anúncios

3 comentários sobre “Berlim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s