Montevideo e Punta del Este – planejamento.

clip_image001

Olá viajantes!

Neste post vou falar do meu planejamento para a minha próxima viagem. O lugar não foi escolhido por acaso, eu já queria ir a muitos anos. Na verdade seria voltar, pois é a cidade onde nasci. Saí muito cedo de lá e nunca mais voltei, por isso decidi, vou de qualquer jeito e tem que ser agora! Foi assim mesmo!

Naquele dia eu tinha recebido um e-mail daqueles que oferecem viagens extremamente baratas (que dá até para desconfiar, e tem que desconfiar mesmo!). Resolvi procurar em um site mais confiável e ver se realmente estava aquele valor e para minha surpresa estava apenas um pouco mais caro.

Nunca tinha ficado responsável por organizar uma viagem, sempre tinha alguém que tomava a frente e fazia isto. Mas desta vez foi por minha conta! Decidi que iria e comecei a pesquisar. Hotel, empresa aérea estas foram as duas primeiras pesquisas para poder fechar o pacote.

Para companheira de viagem requisitei minha mãe, já que a data escolhida não era favorável a viagem para a maioria das pessoas. Como ela já morou bastante tempo por lá seria uma ótima guia também! Ela está ajudando bastante com o planejamento.

Hotel em Montevideo:

Em Montevideo existem várias opções de hospedagem. Você pode se hospedar com os mais variados valores. Como a ideia era gastar o mínimo necessário para uma boa viagem, resolvi escolher um hotel com preço razoável e que tivesse serviços que me interessassem como café da manhã, estacionamento gratuito e wi-fi (claro!). Pesquisei no trip advisor e não vi muitas reclamações do hotel escolhido.

O hotel escolhido, Cristal Palace Hotel, é 4 estrelas e localizado na Av. 18 de Julio, principal rua de comércio de Montevideo, bem próximo a vários pontos turísticos. Segue o link do hotel. Quando voltar darei minha opinião sobre o hotel.

Quanto à localização preferi a proximidade com a Ciudad Vieja e que não ficasse distante dos locais que quero ver, não por serem turísticos, mas por fazerem parte da minha história.

Companhia aérea:

Pelo site que fiz a reserva foram passadas duas opções de companhias aéreas, a GOL e a TAM. A Gol estava um pouco mais barata, mas saindo do Rio de Janeiro era obrigatória uma escala em São Paulo de 6 horas. Não gostei nadinha disto! Como em uma viagem de 3 horas e pouco vou fazer uma escala de 6 horas? Não faz sentido nenhum. A TAM oferecia voo direto por um pouco a mais, claro que escolhi a TAM. Apesar de não ganhar as milhas que já acumulo no programa da GOL.

Bom, até agora a principal parte já estava reservada, hotel e voo. Não tem mais volta, o jeito é começar a planejar o roteiro!!

E agora? O que fazer por lá?

Como já tem muitos anos que saímos de Montevideo resolvemos pesquisar e descobrir o que tinha para visitar por lá. Nesta pesquisa lembramos de Punta del Este, aí surgiu a dúvida: ir ou não ir? Afinal, serão apenas 5 dias de viagem. Não ficaria muito corrido? O que deixaríamos de ver em Montevideo para ir um dia a Punta? E em Punta, um dia seria suficiente?

Depois de muito pensar, decidimos ir a Punta, um bate-volta, apenas um dia para não perder a oportunidade. Novas dúvidas surgiram. Para ir a Punta você pode ir de ônibus saindo de Montevideo de vários pontos da cidade (inclusive direto do aeroporto) ou alugar um carro e ir por conta própria.

Muitos fatores levaram para a escolha pelo aluguel de carro: passo mal em viagens de ônibus, teríamos maior mobilidade em Punta, flexibilidade de horário para ida e volta (sem depender de horários de ônibus), pegando o carro na chegada a Montevideo, no aeroporto, economizaríamos um taxi, o hotel tem estacionamento gratuito. Por estes motivos alugamos um carro.

– Sobre o aluguel de carro:

Resolvido pelo aluguel de carro fomos pesquisar as empresas, olhei várias, mas apesar de um pouco mais cara a que me passou mais confiança foi a Avis e fechei com ela. Inclusive pela facilidade de fazer a reserva pelo telefone e pagar com cartão de crédito em até 3 vezes, o valor é em dólar, mas é transformado em real e no cartão de crédito entra como real. Você faz a reserva pelo telefone e em seguida recebe um e-mail com o número e todos os dados da reserva. Outro fator que me levou a escolher a Avis foi que o local para entrega do carro (já que não vou ficar com o carro todos os dias da viagem) é a dois quarteirões do hotel escolhido, o que não me faria perder muito tempo para devolução. Escolhemos um carro básico, mas com ar condicionado (não vivo sem ele!). Aliás, o rapaz da Avis falou que todos os carros para aluguel no Uruguay tem que ter ar. Carro reservado!

Lugares para visitar em Montevideo:

clip_image003 Puerta de la Ciudadela: resquício da cidade murada de Montevidéu

– Av. 18 de Julio: importante avenida de comércio:

– Mirador Panorámico de la Intendencia: vista da cidade do alto do edifício da prefeitura. O mirante fica no 22º andar. Pode ser visitado de segunda à sexta, de 10:30 às 12:00 e das 13:30 às 3:30pm. A entrada é gratuita. Procure subir pelo elevador panorâmico, que já antecipa a beleza da vista. Endereço: Intendencia de Montevideo, Av. 18 de Julio 1360. Link para confirmar o horário de funcionamento.

– Fuente de los Candados: fonte pitoresca e romântica na qual se você deixar um cadeado com as iniciais dos dois amantes, conta a lenda que os dois ficarão juntos para sempre.

– City Tour: Bus Turístico em Montevideo. Ônibus turístico de dois andares que faz 10 paradas em pontos distintos da cidade, tendo o tíquete valido (pode ser comprado o de 24 horas ou o de 48 horas) o viajante pode subir e descer quantas vezes quiser.

Estas são as paradas:

0 – Rambla 25 de Agosto de 1825 esq. peatonal Yacaré (frente a la salida del puerto);

1 – Ciudad Vieja: Juncal y Sarandí

2 – Explanada de la Intendencia

3 – Palacio Legislativo, frente al anexo

4 – Prado: Jardín Botánico, frente al centro cultural La Casita

5 – Tres Cruces: Goes, y Bv. Artigas

6 – Estadio Centenario: Av. Ricaldoni, frente al Museo del Fútbol

7 – Montevideo Shopping, Av. L. A. de Herrera y Lamas

8 – Punta Carretas Shopping: J. Ellauri entre S. García y J. Núñez

9 – Parque Rodó: rambla Wilson y J. Requena

10 – Retorno a la Parada 0.

O circuito completo leva 2 horas e 15 minutos e oferece guia em vários idiomas, inclusive português. Os boletos podem ser comprados em agências de turismo, nos hotéis.

– Ciudad Vieja: melhor visitar durante a semana ou no sábado pela manhã, pois as lojas fecham no sábado a tarde e as ruas ficam mais vazias. Passeio por ruas de pedestres para apreciar a arquitetura e a história da cidade. Pode-se fazer a caminhada desde a Plaza Independencia até o Mercado del Puerto, são 1,5 km. O que ver?

– Teatro Solis: programe a visita guiada, aqui informações de preço e horários das visitas.

– Mercado del Puerto: deixe para ir próximo ao horário do almoço para você experimentar o legítimo churrasco uruguaio vendo as carnes sendo assadas em grelhas à sua frente.

– Museo Torres Garcia: informações aqui.

– Museo del Carnaval: divulgação e exposição de objetos relacionados a esta grande festa do Uruguay. Informações aqui. Visitantes do Mercosul tem desconto na entrada. Saiba um pouco mais sobre o Carnaval do Uruguay neste post do nosso Blog.

– Cabildo: construção colonial que abriga um museu histórico municipal.

– Museo Casa de Rivera: residência do primeiro presidente da República Oriental del Uruguay, hoje mostra exposições relacionadas a história Uruguaia desde a pré-história até 1830. Mais informações aqui.

– Catedral Metropolitana de Montevideo: na Plaza Matriz.

– Plaza Independencia: onde se encontra o Palácio Salvo (antiga sede do governo) e o Mausoleu de Artigas onde estão guardados os restos mortais do general que proclamou a independência do Uruguai.

– Puerta de la Ciudadela: resquício da cidade murada de Montevidéu.

– Complexo Museu Histórico Nacional: na Plaza Zabala existem várias Casas para serem visitadas: a Rivera, a Lavalleja, a Garibaldi ou Museo Romantico e o Palacio Tarranco. Apreciar a arquitetura.

– Parque Rodo: é um dos parques mais populares da cidade, com uma grande área verde para passeios. Existe um parque de diversões montado lá. Comer churros! Oba!

– Estádio Centenário – Museo del Fútbol: não pretendemos ir, talvez se der tempo.

– Jardin Botanico: paraíso verde com 13 km de extensão. Próximo pode-se conhecer o Museo Blanes e o Jardim Japonês. Um espaço importante é o El Rosedal que abriga uma ampla variedade de rosas nos canteiros que rodeiam a fonte central. No Jardim Botanico há visitas guiadas gratuitas de segunda a sexta de 9 às 11h e de 14 às 16h, e sábados e domingos de 10:30 às 14:30h.

– Fortaleza e Museo del Cerro ou Museo Militar General Artigas: exposição mostra a evolução histórica dos armamentos nacionais. Mais informações aqui.

– Playas: são praias de rio (Rio da Prata), mas parecem verdadeiras praias. Aproveite para apreciar o por do sol.

– Feira Tristan Navajo: aos domingos. Podem-se comprar produtos frescos e antiguidades.

– Pocitos: bairro moderno com a praia mais famosa de Montevideo, com muitos restaurantes e lanchonetes onde se pode apreciar o famoso chivito (sanduiche tradicional).

– Compras: além da Av. 18 de Julio existem muitos Shoppings pela cidade.

– Montevideo Shopping: informações aqui.

– Punta Carretas Shopping: situado onde antigamente era uma prisão. Informações aqui.

– Tres Cruces: Shopping e estação de ônibus. Informações aqui.

Punta del Este: O que fazer por lá?

clip_image004

A 130 km de Montevideo. Uma península, de um lado chamada de Praya Brava (leste) e do outro chamado de Playa Mansa (oeste). Brisa fresca soprando o dia todo! Agito até de madrugada, principalmente no verão.

– Los Dedos: na Praia Brava

– Casa Pueblo: é a antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, tem um museu, uma galeria de arte e um hotel. Fica em Punta Ballena próximo a Punta del Este. Pode-se jantar assistindo o pôr-do-sol do restaurante.

– Casino: você pode visitar os cassinos

– Playas: de todos os tipos, para descansar, para família, para badalar.

– Brava: mais para esportes radicais por causa dos ventos.

– Mansa: mais familiar, pôr-do-sol maravilhoso, águas calmas.

– Excursão à Ilha Gorritis: uma simpática ilhota em frente às praias mansas. Há passeios de barco que duram um dia. Boa opção para um picnic e para uma visão interessante de Punta.

– Andar a cavalo no Parque El Jaguel: pode-se conhecer a parte interna da península no lombo de um corcel. Há cavalos de qualidade razoável e até mesmo passeios na praia, ao luar, podem ser arranjados.

Algumas indicações gastronômicas: tomar um sorvete do Freddo, comer pancho (hot-dog) e choclo (milho verde) nas praias.

Na minha pesquisa vi sempre comentários falando da educação e atenção dos uruguaios, do desejo de sempre ajudar o viajante. Sempre que pedi informações em sites uruguaios fui muito bem tratada e respondida com rapidez e cordialidade.

Existe a Policia Turística que está presente na Ciudad Vieja e para a qual você pode pedir qualquer tipo de informação sobre lugar ou destino.

A segurança é alta, pode-se andar com tranquilidade, mas, como em qualquer outra parte do Mundo, deve-se ter precaução com seus pertences pessoais.

Bom! Pesquisa feita! Agora é partir para o meu roteiro, o que eu realmente pretendo fazer na minha viagem. Mas este é assunto para o próximo post. Até lá!

by Adriana Ramos

obs: leia também várias dicas nos comentários e nos outros posts da série Montevideo e Punta del Este – roteiro e relatos (5)

Anúncios

51 comentários sobre “Montevideo e Punta del Este – planejamento.

  1. Olá Adriana ! Bom, você não informou a data que vai ou já foi. Bom, se já tiver ido, espero que tenha feito uma ótima viajem e tenha dado tudo certo, na maneira que planejou. Vou dia 25 de outubro próximo! É uma boa época? Quatro dias tá bom, demais ou pouco para conhecer Punta ?

    • Olá Francisco! Nos meus relatos da viagem (fui no feriado de 1º de maio) tem várias dicas. Você irá na primavera, o tempo já deve estar mais firme (chegando verão) e é início da alta temporada. Deve estar bem mais movimentado do que no período que fui. Quatro dias é suficiente para você conhecer com calma e quem sabe passear pelas praias próximas. Leia os relatos dos dias que passei lá aqui no Blog, quem sabe não te anima a conhecer Montevideo também! Precisando de ajuda, pode perguntar! Obrigado por seu comentário! Depois venha nos contar como foi sua viagem!

  2. Olá Adriana! Gostei muito do seu post sobre Montevidéu e Punta. Vou com minha família em janeiro/2014 e pretendemos ficar uns 10 dias, e, assim, conhecermos Montevidéu, Punta e, se der tempo, Colônia. Temos uma filha de 8 anos, por isso, nossos passeios, sempre, são para lugares que se possa estar com criança, por isso, badalação não é nosso foco; queremos descansar e passear, conhecer o local. Você tem alguma sugestão de passeios, além dos que já nos passou em seu post, para fazer com crianças? Muito obrigado! Wilson.

  3. Gostaria de saber o preço da viagem de ônibus para Punta de Leste e se a passagem tem de ser ida e volta,ouvi dizer que há um retorno de barco,é interessante? Como sou idosa tenho medo de me atrapalhar no retorno.

  4. Oi Adriana, irei ao Uruguai 3 dias no início de Nov/13, o melhor é ficar em Montevidéo ou Punta del Leste? Em Montevidéo temos mais opções de passeio e Punta seria mais para descanso, praia?
    Muito obrigada.

    • Oi Daniela!Eu ficaria em Montevideo (mais coisas para fazer) e iria um dia a Punta. É isto mesmo que você disse. Preste atenção se nos dias que você vai não tem fim de semana, pois sábado a maioria das coisas fecha às 14:00 e domingo não abre. Planeje bem para poder aproveitar mais coisas. Aproveite muito sua viagem e depois volte para contar o que achou! Aproveite as dicas que dei em todos os posts da minha viagem. Obrigado pelo comentário e por nos acompanhar!

  5. Boa noite Adriana!
    Desculpa, não entendi o post que vc respondeu para Daniela! Onde as casas fecham as 14:00 do sabado e domingo não abre? Montevideo ou Punta Del Leste? É que to chegando em Montevideo dia 25 deste mês, uma sexta-feira, e do Aeroporto vou logo para Punta Del Leste, com planos de ficar sexta a noite, sabado, domingo e segunda. Bom,esses são meus planos! Vou com um amigo e sua sua sobrinha, todos adultos! Então, você acha interessante esses meus planos? Será que vai ter alguma coisa pra se fazer durante esses dias. E a noite, tem algo no fim de semana, tipo barzinhos, baladas ? Agradeço sua ajuda e muito obrigado!

    • Boa tarde Adriana!

      Estou prestes a viajar! Gostaria de te pedir mais uma ajudinha! Chego em Montevideo sexta-feira da proxima semana e sigo para Buenos Aires na segunda. Uma amiga me aconselhou alugar um carro, pois facilitaria conhecer Punta bem rapidinho! O que vc acha? Outra coisa, ainda estou procurando hotel. Qual localização, região de Punta, vc me indica para hosperdar-me. Obrigado! Esclareço que gosto de lugares movimentados! rsrsrsrs

      • Boa tarde Francisco!
        Eu acho que carro me ajudou muito para conhecer Punta e recomendo o aluguel. Para ir à Casa Pueblo de carro é muito melhor! De carro você pode ficar em qualquer lugar de Punta (hotel), mas eu ficaria mais pro Centro (muito mais movimentado). E o Conrad? Tem o cassino (caso goste).
        Que bom que está chegando!!!

    • Olá Miguel! Não fui de táxi, aluguei carro para fazer o percurso Montevideo-Punta. Pesquisei e encontrei valores diferentes, em alguns blogs falam de 4.200 pesos uruguaios. Pesquisei uma empresa de táxi e transfer e na tabela diz 5.200 pesos uruguaios (http://taxisaeropuerto.com/tarifas.html). A maioria fala de Aeroporto de Carrasco para Punta del Este. Seria bom você entrar em contato com alguma destas empresas e perguntar sobre o sentido contrário. Não recomendo pegar um táxi na rua para fazer este caminho, muitos táxis são velhos e não deve ser nada confortável ficar dentro deles por todo o percurso. Você pode fazer o percurso de van ou de ônibus também. Nos posts tem endereços de empresa de ônibus caso queira. Espero ter ajudado. Obrigado por comentar e acompanhar o Blog!

    • Miguel, estive em Montevideo e Punta de 25 a 28 de outubro passado. Perguntei no quiosque do Aeroporto de Montevideo até Punta, creio que o inverso deve ser mais ou menos o mesmo. Cobraram $ 6.800,00 pesos uruguaios. Fui de ônibus mesmo, por 208,00 pesos uruguaios, viagem tranquila e confortavel. Comprei a passagem e aguardei o ônibus no próprio aeroporto.

  6. Oi, Adriana
    Li nos seus comentários sobre alugar um carro para ir de Montevideo para Punta, queria saber como é a estrada, e se é segura.
    Pensei em ir de buquebus e voltar também, o que você acha, sabe me dizer quando sai o primeiro barco de manhã e a volta o último horário.
    Obrigado por tudo e parabéns pelo blog.

    Fabio Buscacio

    • Olá Fabio!
      Obrigado pelo elogio! 🙂
      A estrada é ótima, em maio estava com algumas obras de recapeamento (o asfalto anterior estava muito bom e mesmo assim trocavam). Gostei muito de dirigir lá, só tem que ter atenção para as muitas variações de velocidade (de 60 a 110 Km/h) e sinais de trânsito. Leia os meus posts (5 dias) com o relato da viagem para ver mais. (https://amigasviajantes.wordpress.com/2013/07/15/relato-da-viagem-a-montevideo-e-punta-del-este-2/). Ah, e sempre com o farol ligado!
      Sobre o buquebus, não usei, quem sabe na próxima! Mas eu prefiro a liberdade de locomoção em Punta com carro, as coisas não são muito próximas. Pelo que entendi no site deles de Montevideo só tem direto para Buenos Aires, de Montevideo para Punta seria feito de ônibus mesmo (tentei ver na parte de tickets e quando coloco Montevideo só da a opção de Buenos Aires). Vou deixar o link (http://www.buquebus.com/BQBWebV2/web/POR.Home) caso queira procurar por mais informações. Caso eu descubra algo diferente coloco aqui para você, ok?
      Espero ter ajudado! Obrigado por comentar e acompanhar o Blog!

    • Fabio, estive em Montevideo e Punta no periodo de 25 a 28/10/2013. Não tem barco buquebus de Montevideo/Punta/Montevideo. Somente ônibus mesmo. Comprei passagem de Punta a Buenos Aires no site. O trajeto de Punta até Montevideo é de õnibus, do proprio buquebus, muito confortavel. Vai até o porto, e do porto seguimos de barco para Buenos Aires. Se tiver interesse, compre antecipado no site do buquebus.

  7. Adriana, estivemos em Montevideo de 31/10 a 04/11/13. Esse último final de semana. Acho o seguinte: há 3 lugares que não podem deixar de ser visitados: O mercado do Porto (El Palenque), A Bodega Bouza e o Casino de Carrasco. Na Bodega Bouza foi o melhor vinho e a melhor comida que já comi. Fizemos a visitação às 11 horas e entramos para o restaurante. Não fomos direto para a mesa almoçar, ficamos no lobby tomando umas garrafas do melhor vinho de nossas vidas. Peça os do sítio B (da cidade de Violeta) e que seja um vinho de parcela única (esses são vinhos que usam o barril de carvalho pela primeira vez e são mais especiais. Detalhe: Não deixe de fazer reserva e confirma-la.Lá é sempre muiiiito cheio. O Casino é divino, pura glamour. Visite o bar Thais que fica dentro do hotel mas no casino também tem um bar delicioso. Detalhe: o atendimento é sempre maravilhoso. Aliás, os uruguaios são muito gentis e educados. Lá você não terá o problema que se enfrenta em Buenos Aires (taxistas tentando te roubar), os uruguaios são muito honestos. Para quem quiser, posso enviar o nosso roteiro, quem sabe poderá acrescentar algo na sua viagem. Beijim

    • Waldete, muito obrigado pelo comentário! Suas dicas irão ajudar muitos viajantes interessados em Montevideo. Com certeza o Mercado del Puerto não pode ficar de fora do roteiro de ninguém. E a visita à Bodega estará no meu roteiro da próxima ida a Montevideo.

    • Bom dia Priscila!
      Não bloquearam em nada meu cartão, também fiquei com este receio. Não sei nas outras, mas na Avis foi assim: passaram apenas o que tinha sido combinado de pagar (diárias – no cartão e GPS na hora de pegar o carro). As diárias paguei parcelado no dia que fechei a compra e lá na hora passaram o GPS. Informe-se bem na hora de fechar com qualquer empresa. Espero ter ajudado!

  8. Olá Adriana, parabéns pela postagem, somos do site Roteiros Já Li e estamos planejando ir para o Uruguai, só estamos em dúvida se vamos de carro ou de avião, alugando um carro por lá… E é sobre isso a minha dúvida. Quanto você pagou pelo aluguel do carro e para quantos dias? Obrigada. Liliane

    http://roteirosjali.com/

    • Olá Liliane! Fui de avião e aluguei carro somente para ir de Montevideo para Punta por um dia. Leia o meu relato aqui no blog mesmo, lá conto como foi tudo. Só iria de carro se tivesse lugar certo para guardar o carro (garagem no hotel, por exemplo). Fiz, em Montevideo, tudo de táxi e a pé mesmo. Espero ter ajudado! Obrigado por comentar e continue acompanhando o Blog!

    • Olá! Não fomos a Colonia del Sacramento, quem sabe na próxima! Puxa, que pena que não foram a Montevideo! Obrigado por comentar e continuem nos acompanhando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s