Instituto Inhotim

Hoje vim falar de um lugar próximo (pelo menos para mim, né?). Mas uma ótima opção para quem quer explorar um lugar que mistura arte moderna e natureza, bem perto de Belo Horizonte.

Trata-se do Instituto Inhotim, que fica localizado na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. É considerado um dos maiores centros de arte ao ar livre e combina as obras de arte moderna de artistas de diferentes partes do mundo a uma flora diversificada de diferentes partes do Brasil. Portanto, os visitantes podem passear por jardins, paisagens de florestas, lagos e trilhas apreciando as esculturas.

image

O acervo artístico conta com exposições temporárias e permanentes. Muitas obras são expostas ao ar livre, em jardins ou matas e outras estão localizadas em espaços fechados. O interessante nesse museu é que não há uma ordem a ser seguida para a visitação das obras, o trajeto a ser percorrido é livre e pessoal.

Os jardins do local, além de proporcionarem uma beleza natural, são importantes por permitirem a realização de estudos e catalogação de espécies.

image

A visitação está aberta ao público de terça a domingo e os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site oficial. Na terça, a entrada é gratuita.

Para quem não deseja ir de carro, há também a opção de ir de ônibus, partindo da rodoviária de Belo Horizonte com acesso direto para o instituto com horários predeterminados.

Um boa dica é se programar para realizar uma visita guiada temática gratuita. Existem as opções de visita ambiental (que permite a exploração da coleção botânica) e visita de arte (que permite discussão sobre artistas e obras de arte do acervo) com horários determinados. Eu tive a experiência de fazer a visita temática de arte, o que considerei fundamental para o bom aproveitamento do passeio, pois nela os guias explicam sobre algumas das principais esculturas do museu, sobre o artista e principalmente sobre o contexto da obra.

image

Para quem não deseja percorrer o museu a pé, existe a opção de carrinhos elétricos que possuem uma rota predeterminada pontos de embarque e desembarque determinados. O serviço é pago (R$20,00 por pessoa), porém há um serviço de transporte interno gratuito para pessoas com necessidades especiais e um acompanhante, que deve ser agendado na recepção no dia da visita.

As opções de alimentação são variadas e agrada todos os gostos e bolsos. Vai desde opções de lanches, como pizza e cachorro quente, opção de restaurante estilo self service e também uma opção de restaurante mais requintado e refinado.

No período de férias eles oferecem atividades especificas para crianças, o que torna o passeio mais interessante, como exploração da flora, identificação de espécies, atividades de artes relacionadas ao museu. Vale a pena se informar pelo site oficial e programar uma visita.

É uma visita bem interessante para crianças, pois além de proporcionar uma experiência cultural diferente, os pequenos se divertem tentando “decifrar” as obras de arte, tento um contato bem próximo a natureza. Uma das obras que as crianças mais curtem é a obra de Hélio Oiticica, Cosmococas, que constituem ambientes sensoriais com projeção de slides, trilhas sonoras e diversos elementos táteis. São várias salas com experiências diferentes: piscina, balões, redes, sala com almofadas. Muito interessante!

Dica importante: em uma das obras somente é permitida a entrada de tênis/sapato fechado.

As informações completas sobre o local você encontra no site oficial: http://www.inhotim.org.br/

by Ana Cristina Nacife

Anúncios

2 comentários sobre “Instituto Inhotim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s